Gostou? Então vote!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Governo Federal lança programa de combate ao crack

Foto:  Roberto Stuckert Filho/PR
O governo Dilma lançou nesta quarta-feira um programa que promete ser eficiente no combate ao crack em todo o país. Com o lema: "Crack, é possível vencer", o programa passa por três eixos, totalizando um investimento de R$4 bilhões.
O primeiro eixo, batizado de "cuidado", promete montar verdadeiros consultórios de rua, com médicos e psiquiatras que avaliarão a internação do viciado. Esta internação poderá ser consentida (quando o paciente concorda com a internação), involuntária (quando trata-se de menores de idade ou contra a vontade do paciente) ou compulsória (quando a justiça determina a internação). O contingente de residentes em psiquiatria nos hospitais públicos deve aumentar 82% , totalizando 304 novas vagas para residência e mais de 1600 teleconsultores, que atenderão pelo número 132.
O segundo eixo foi batizado de "autoridade" e promete capacitar policiais a enfrentar o tráfico de drogas em todo o Brasil. Identificando os métodos e locais de tráfico, a equipe estaria autorizada a tomar os pontos e pacificar a situação, prendendo traficantes e protegendo as fronteiras brasileiras, evitando assim que as drogas venham de fora.
O terceiro eixo, a "prevenção", prevê o investimento em escolas, onde em 4 anos, 2,8 milhões de alunos deverão ser conscientizados sobre os riscos do vício, tanto pela pessoa que usa drogas quanto para os que estiverem no mesmo círculo social.
De uma forma geral, tanto o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, quanto a presidente Dilma Rousseff, concordam que o crack tornou-se epidemia nacional e deve existir, portanto, uma política pública de combate e prevenção a este mal. Para tanto, deverá ser investido em parcerias, ampliação à rede de atendimento dos Centros de Referência Psicossociais (Caps) e os leitos para atendimento exclusivo aos viciados em drogas e álcool.

Nenhum comentário:

Postar um comentário