Gostou? Então vote!

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Governo determina redução de sódio em alimentos industrializados


Foto: Google Imagens

O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta terça-feira (13) a redução gradual dos nível de sódio em alguns alimentos que são produzidos e industrializados. O documento estabelece a redução gradual especialmente nos alimentos que tem como consumo principal as crianças e os jovens, como bolachas e salgadinhos. O sódio é utilizado para dar mais sabor ou ainda conservar os produtos.

Com a nova determinação, 16 categorias de alimentos deveram reduzir o nível de sódio em sua composição. São eles: o pão francês, biscoitos doces e salgados, batata palha, batata fita congelada, maionese e salgadinhos a base de milho. A redução deverá ser informada no rótulo dos produtos e na tabela nutricional. Assim, a indústria e o Ministério da saúde poderão controlar os níveis do composto e ainda enviar o produto para análise.

A redução deve acontecer integralmente até 2014. O consumo excessivo de sódio está ligado ao aumento da pressão arterial e também na retenção de líquidos que ocasionam o inchaço.

Para aplicar o pacto, o Ministério aplicou uma pesquisa para conhecer quem são os principais consumidores destes produtos. O jovens aparecem como grupo principal, consumindo os produtos todos os dias. No site do Ministério é possível conhecer a lista completa do limite por alimento.

Fonte: Notíciasbr

Nenhum comentário:

Postar um comentário