Gostou? Então vote!

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

22 de setembro - Dia Mundial sem Carro

Neste domingo comemora-se o Dia Mundial sem Carro. Para muitos é apenas mais um dia, como o Dia da Árvore ou do Índio, sem alterações. No entanto esta é uma data simbólica de conscientização para que todos experimentem como é realizar tarefas diárias sem o carro. É mais que uma data qualquer, é um sair da zona de conforto em prol da preservação do meio ambiente, já que os veículos movidos à combustão por energia fóssil são os responsáveis por toneladas de gás carbônico enviadas à atmosfera.

Você pode dizer que não tem nada a ver com isso e que este fato não altera sua vida. Pois bem, vejamos as alterações climáticas observadas nos últimos anos e aclamadas pelos órgãos e instituições de proteção ambiental. Mudanças drásticas de temperatura, calor e frio intenso fora de época, migração irregular de aves e outros animais, seca em determinadas regiões, enchentes em outras. Neve onde nunca caiu antes, pessoas morrendo pelo calor intenso, nunca registrado antes. Estes são alguns dos sinais de que algo está errado e, sim, é por intervenção humana.

Neste domingo procure ir à padaria de bike ou à pé. Experimente andar de ônibus para visitar seus parentes, sem o estresse do trânsito, sem preocupar-se em dirigir. Pode ser uma pequena atitude para você, mas um grande favor ao meio ambiente.

Para finalizar a Semana Nacional do Trânsito e incentivar as pessoas a deixar seus veículos nas garagens, uma intensa programação está sendo prevista nas avenidas Hermann August Lepper e Beira Rio. Elas serão fechadas e, ao invés de carros ocupando estes espaços, pessoas, exposições,  apresentações musicais, teatrais e o tradicional Mercado de Pulgas serão os protagonistas destas importantes vias de Joinville. Quem for ainda terá a oportunidade de ajudar quem precisa levando um quilo de alimento, que será repassado ao programa Mesa Brasil Sesc.
Participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário