Gostou? Então vote!

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Começa em Joinville a programação da Semana Nacional da Educação Infantil

Começa no sábado a programação da Semana Nacional da Educação Infantil, que acontecerá do dia 17 a 25 de agosto, e oportunizará momentos de debate, aprendizado, lazer e muita interação com a comunidade. A abertura oficial das atividades acontecerá neste sábado (17/8), a partir das 17 horas, no Shopping Cidade das Flores. As atividades são voltadas para as crianças de 0 a 6 anos de idade dos Centros de Educação Infantil (CEI's).

A Semana Nacional da Educação Infantil promove a reflexão sobre o atual cenário educacional no país. Em Joinville, a programação evidenciará o trabalho desenvolvido nos CEI’s, que assumem o compromisso de propiciar espaços de vivências significativas, que zelem pelos direitos ao afeto, proteção, à socialização e educação. “Aproveitamos este momento para refletir sobre os direitos da criança e também mostrar à comunidade o trabalho desenvolvido nos Centros de Educação Infantil”, conta Rosane Mari dos Reis, supervisora do setor de educação infantil. Durante a cerimônia de abertura o público poderá prestigiar apresentações dos CEI’s Sementinha e Jorge Luiz Vanderwegen e também irá conferir o início da Exposição de Puffs e Portfólios Fotográficos.

A mostra foi organizada no decorrer deste ano por professores, alunos, pais e responsáveis e estará disponível para apreciação até o dia 25 de agosto, no Shopping Cidade das Flores. Nos 59 Centros de Educação Infantil do município a rotina escolar será alterada e abrirá espaço para as atividades interativas que compõem a Semana da Educação Infantil. As crianças participarão de dinâmicas, ações que estimulam a socialização e o contato com o meio ambiente e estarão envolvidas na preparação de um trabalho de campo que acontecerá ao término da semana.

Os profissionais que atuam no âmbito educacional infantil poderão participar de seminários e do lançamento de publicações, relacionadas à área pedagógica, durante a Semana da Educação Infantil. Na próxima quarta-feira (21/8), acontecerá o lançamento do livro “Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: Diálogos Possíveis a partir da Formação Profissional”. A publicação reúne artigos de pesquisa que apresentam problemáticas e práticas inovadoras do setor educacional. O evento será no anfiteatro do Colégio Cenecista Elias Moreira, a partir das 13h30, e contará com apresentações de artigos e uma apresentação musical. Na sexta-feira (23/8) será lançada a “Revista Pedagógica: Experiências do Cotidiano na Educação Infantil de Joinville”, trabalho originado de capacitações e do comprometimento individual e coletivo dos profissionais que atuam nos Centros de Educação Infantil no município. O evento também será no anfiteatro do Colégio Cenecista Elias Moreira, a partir das 8 horas, e oportunizará a apresentação de trabalhos pensados sob a ótica da criança cidadã, que merece respeito, cuidado e educação de qualidade. A revista traz uma coletânea de projetos institucionais que transformaram espaços escolares em ambientes de múltipla aprendizagem.

A programação da Semana Nacional da Educação Infantil articula a mobilização e o envolvimento de toda a comunidade e no sábado (24/8) as atividades irão culminar em um grande evento de integração. Com o tema “Joinville! Nós vamos invadir suas praças!”, os CEI’s do município participarão de piqueniques coletivos nas praças, parques e outros espaços públicos da cidade. A iniciativa acontecerá nas praças do Calceteiro, do Profipo, do Fátima, João Luiz, Caetano Hévora, Praça São João Batista, no Campo do Veterano, na Estação Ferroviária, na Expoville, no Estádio Municipal Josep Tomelini, no Parque da Cidade e em frente à Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário