Gostou? Então vote!

terça-feira, 6 de agosto de 2013

A Terra está mudando, e você?

Temperaturas negativas e históricas no sul do Brasil em uma semana. Na semana seguinte veranicos com temperaturas passando de 30° (estamos falando de inverno). Mais uma semana e o tempo surpreende com forte chuva de granizo em alguns pontos isolados, enquanto em outras partes do Brasil o clima é seco, com falta de chuva igualmente histórica. Isso sem falar nos raios UV altamente nocivos para a pele dos humanos, com altíssimos índices nos dias de hoje.

Já faz tempo que os sinais de mudanças climáticas estão aparecendo. Algumas entidades que alertam para este fato são ainda chamadas de "eco-chatas".

O fato é que tristemente vemos autoridades não chegarem a acordo nenhum, como na Rio+ 20, encontro que só causou sensação turística, porque acordos e ações mesmo só ficaram no campo das intenções.

Enquanto tivermos atitudes como jogar lixo em qualquer lugar, não economizar energia e comprar produtos que não respeitam o meio ambiente (só para citar alguns exemplos), não sei o que será da Terra daqui a 30 anos. A falta de atitude, ainda que pequena, é gritante e óbvia em nosso meio. Vemos pessoas totalmente despreocupadas, com a linha de pensamento "não é comigo e não é minha culpa que o planeta esta assim".

Sem perceber, em pequenas ações, mudamos a realidade. Do jeito que a coisa está tenho até medo do que virá em poucos anos. O tempo e temperatura como hoje conhecemos não serão mais possíveis de serem identificados. A pergunta é: ainda dá tempo de mudar? Ou ainda: quando começaremos a fazer algo efetivo pela natureza?

Nenhum comentário:

Postar um comentário