O estado do Rio Grande do Sul está à frente no quesito geração de energia limpa: terá o maior complexo gerador eólico do Brasil. Batizado de Campos Neutrais, o sistema será instalado nas cidades de Santa Vitória do Palmar e Chuí e o investimento da Eletrosul passará dos R$33 milhões. A energia gerada, somada ao parque de Geribatu, Chuí e Hermenegildo, alcançará 800 Mw, o suficiente para abastecer cerca de 3 milhões de habitantes.
Esta é uma bela iniciativa, principalmente quando vemos cidades e estados inteiros sofrendo riscos de apagões generalizados devido ao estrangulamento das atuais usinas hidrelétricas, responsáveis pelo abastecimento da maior parte do país. O Brasil precisa ser autossuficiente na produção de energia, pois além de preservar o meio ambiente, o abastecimento feito a partir de uma matriz natural é abundante, ao contrário da água, recurso sabidamente finito.
A política brasileira deveria voltar-se para este lado: o da mudança da matriz energética. Só assim seremos menos poluidores e mais autossuficientes, sem sofrermos o risco de ficar às escuras e nem de pagarmos mais caro pela produção via usinas termelétricas. Vamos analisar as propostas dos futuros candidatos à presidência da república neste ano. O que apresentar boas propostas neste sentido terá o meu respeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário