Gostou? Então vote!

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Gol realiza o 1º voo comercial movido a biocombustível no Brasil

A companhia aérea brasileira GOL realizou o primeiro voo comercial com biocombustíveis do Brasil, na quarta-feira da semana passada. O Boeing 737 percorreu o trajeto São Paulo (Congonhas) - Brasília, em uma distância de 1.170 km. A viagem de duas horas foi abastecida com 25% de combustível renovável, feito a partir do bagaço de cana de açúcar e de óleos residuais.

Agora a Gol pretende adicionar outros 200 voos comerciais usando este tipo de combustível durante a Copa do Mundo de 2014. No entanto, a equipe de operações da empresa afirma que alguns obstáculos precisam ser superados, como o alto valor dos insumos para a produção do biocombustível e a logística de abastecimento nos aeroportos.

No Brasil apenas voos sem passageiros civis usaram biocombustível, com testes feitos pelas empresas Azul e Tam. Em agosto deste ano, a empresa aérea Lan, que pertence ao mesmo grupo da Tam (Star Airlines), realizou um voo comercial entre Bogotá e Cali, na Colômbia, usando biocombustível.

O setor aéreo comprometeu-se em reduzir 50% os níveis de emissão de gases de efeito estufa até 2050, em comparação a 2005. Estudos afirmam que os aviões são responsáveis por 2% da poluição com gás carbônico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário