Gostou? Então vote!

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Brasileiro ajuda a criar capacete que alerta ciclistas sobre perigos nas ruas

Um grupo de estudantes do College of the Art, em São Francisco, nos EUA, desenvolveu o Look System, um capacete que avisa os ciclistas quando um automóvel ou outra ameaça se aproxima da bike. O equipamento de segurança foi construído em parceria com a Intel e emite um sinal vibratório na direção do obstáculo, permitindo que o ciclista mude sua trajetória a tempo de evitar um acidente.

A falta de segurança para as pessoas que andam de bike na cidade californiana foi o principal motivo para a criação do capacete. Em São Francisco, o número de acidentes envolvendo ciclistas aumentou proporcionalmente ao uso das bikes na cidade, causando preocupação entre as autoridades de saúde e transporte. Entre os criadores, está o brasileiro André Luiz Leal, que também estuda no College of the Art.

O equipamento se conecta com um dispositivo digital instalado no canote, que registra os dados do percurso feito em cima das bicicletas – assim, o Look System protege cada ciclista de forma isolada e também aponta os principais defeitos e potencialidades do plano urbanístico da cidade, identificando os pontos mais perigosos para quem anda de bike, a fim de aumentar a segurança nestas áreas.

Até agora, apenas um protótipo do Look System foi concluído, mas a equipe já adiantou que esforços serão necessários para aprimorar o equipamento. No entanto, nos testes de pista, o capacete apresentou bom desempenho, e as vibrações que alertam os obstáculos na via não incomodaram os ciclistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário