Gostou? Então vote!

sábado, 29 de junho de 2013

Plantar em casa pode ser uma atividade prazerosa, saudável e barata


Aproveitar o espaço de casa para construir uma horta traz várias vantagens – e a tarefa não é nada difícil. Além de consumir alimentos, chás ou temperos bem fresquinhos, quem planta por conta própria pratica uma atividade terapêutica, gasta menos na feira, deixa o espaço mais bonito e ainda colabora para a preservação do meio ambiente.

Segundo o engenheiro agrônomo Paulo Gonçalves, o primeiro passo é incentivar as pessoas a adotarem o plantio doméstico, mostrando que a prática traz vários benefícios e nem sempre foge da realidade da maioria da população. “É preciso desmistificar a ideia de que ter uma horta é uma atividade que vai dar muito trabalho. Hoje, plantar em casa é uma atividade relativamente simples, mas que exige um pouco de cuidado”, afirma o engenheiro.

As pessoas que nunca tiveram uma horta em casa devem começar aos poucos e não podem deixar de buscar informações sobre o plantio doméstico. “O ideal é sempre começar com experiências simples, estudando as condições do ambiente para o plantio em casa. Precisam levar em conta a luminosidade, umidade e as características do solo em que a planta está se desenvolvendo”, diz Gonçalves.

As hortas domésticas também despertam a consciência sobre a origem dos alimentos consumidos. Em casa, o modo de produção é orgânico, por isso, dificilmente as plantações serão atingidas por agrotóxicos ou fertilizantes, comuns na agricultura convencional. “As pessoas não têm consciência sobre o risco que correm ao ingerir os alimentos comprados na feira. E, como são danos que vão se acumulando no organismo ao longo do tempo, até a pessoa percebê-los, já pode ser tarde demais”, alerta Gonçalves.

As plantas mais indicadas para os iniciantes são as ervas – como alecrim, hortelã, manjericão, cebolinha – que servem para chás e temperos. Tomate, alface, batata e feijão também são culturas simples, que podem ser levadas à mesa dos agricultores domésticos.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Invenção italiana prevê a produção de energia a partir do vento causado por caminhões na estrada

As inovações tecnológicas são cada vez mais comuns e necessárias. No setor energético, surgem a cada momento produtos movidos a energia alternativa, das formas mais diferentes que se possa imaginar. Um exemplo recente é a invenção de um grupo de amigos que produz energia aproveitando o deslocamento de ar causado pelos caminhões.

O vento dos caminhões pode ser percebido, principalmente, nas estradas. Ele gera a força necessária para a produção de energia limpa, e, para isso, é utilizado um sistema de turbinas de vento com eixo vertical colocado no acostamento.

A ideia é dos italianos, Stefano Sciurpa, Gianluca Gennai e Giovanni Favalli. O trio teve seu projeto investido pela companhia energética Enel, também da Itália.

A empresa desenvolveu a tecnologia com investimento inicial de 250 mil euros. O protótipo já produziu três megawatts-hora por um ano, a quantidade pode ser comparada ao consumo de eletricidade de uma família de quatro pessoas morando em um apartamento de 80 metros quadrados. Em fase de testes, a companhia comprometeu-se a investir mais 400 mil euros, caso o experimento apresente bons resultados.

A energia limpa pode ser vendida para distribuição ou utilizada em diversos fins: abastecimento das cabines de pedágio da estrada, iluminação, nos detectores de velocidade e postos de combustível, ou seja, a tecnologia pode tornar as rodovias autossuficientes.

Uma das vantagens do sistema é gerar energia tanto durante o dia como à noite, independentemente das condições climáticas.

Além de ser a maior geradora de energia da Itália, a Enel investe no desenvolvimento e apoio de projetos ecológicos. Em parceria com a empresa, a Embaixada Italiana em Brasília consegue ser abastecida com energia solar, por exemplo. Não é à toa, que existe um setor, o Enel Green Power, que cuida especificamente de tais projetos. Em maio deste ano, a companhia anunciou que deu início à construção de três usinas eólicas no Brasil

domingo, 23 de junho de 2013

Protótipo de shorts jeans pode recarregar celulares

A Vodafone, empresa portuguesa de telefonia móvel, e os estudantes da Universidade de Southamptom criaram shorts jeans e sacos de dormir tecnológicos, que conseguem carregar os celulares em contato com o corpo das pessoas. A geração de energia não depende de tomadas, nem de incidência solar, e, até agora, as roupas são protótipos que geram eletricidade mesmo quando as pessoas estão descansando.

Os shorts jeans e os sacos de dormir foram apresentados ao longo do festival de música da Ilha de Wight, no Reino Unido, e o sistema de carga depende apenas da energia termelétrica – que usa o calor do corpo para alimentar os aparelhos eletrônicos. A carga é permitida graças aos módulos termelétricos, pequenos dispositivos encontrados no tecido, que convertem a temperatura do corpo em eletricidade.

As mulheres que usarem os shorts jeans – batizados de “Power Shorts” – o dia todo, conseguem captar energia suficiente para garantir que a bateria do celular dure por até quatro horas. Já as pessoas que tiverem oito horas de sono no saco de dormir especial, chamado de “Recharge Bag”, vão fazer com que seus celulares funcionem por onze horas em stand by.

Segundo os criadores das roupas, que ainda estão em fase de testes, o objetivo principal é mudar a forma com que os usuários carregam seus gadgets e tornar a tarefa mais fácil, independente do local em que estejam. “O nosso objetivo era criar uma solução prática e excitante para os problemas ligados ao carregamento de celulares quando as pessoas estão fora de suas casas”, explicou Christian Cull, diretor de comunicações da Vodafone.

sábado, 15 de junho de 2013

É possível tarifa zero no transporte coletivo brasileiro?

O assunto tem tomado as discussões nos bares,  lares e na mídia brasileira, nesta semana. Também não é para menos. A onda de protestos que invadiu a capital paulista nos últimos dias virou até notícia internacional. O protesto é válido, afinal de contas pagar mais de R$3  para o deslocamento diário não é lá muito justo, ainda mais no Brasil, um dos países com a maior carga tributária no mundo.

O problema é a violência exagerada que vem anexa a estes protestos. Claro que não é possível comer a laranja sem descascá-la, mas vale aqui a reflexão. Como tudo hoje circula à base do lucro, como é possível pensar em tarifa zero no transporte coletivo? Alguns exemplos estão aí.

Esta modalidade de tarifas já existe em algumas cidades do Brasil. No entanto, a gratuidade é praticada apenas em locais em que a população não é muito grande: nos municípios de Agudos (SP), Ponto Real (RJ) e Ivaiporã (PR).

Mesmo com a alta densidade demográfica das metrópoles brasileiras, muitas pessoas defendem a implantação da tarifa livre nos ônibus, trens e metrôs. O ex-secretário de transportes de São Paulo, Lúcio Gregori, disse ao Jornal Estado de SP que a catraca livre pode ser uma opção viável para a capital paulista. Quando exerceu o cargo, Gregori criou um projeto para zerar os preços do transporte coletivo, fazendo com que as tarifas do ônibus fossem subsidiadas com a arrecadação do IPTU. Mas, na época, a determinação não foi aprovada pela Câmara dos Vereadores.

O sistema de tarifa zero vem sendo observado em várias cidades do mundo.  Em Tallin, capital da Estônia, os meios de transporte público são gratuitos. A tarifa zero também funciona em algumas linhas de ônibus em Sidney, na Austrália. Nos EUA, existem 32 cidades com média de 400 a 500 mil habitantes que adotam a medida. Em Paulínia (SP), a gratuidade do transporte coletivo vigorou até 1990.

Os defensores da isenção das tarifas do transporte na capital paulista acreditam que a medida pode reduzir a quantidade de carros nas ruas, diminuindo o congestionamento e melhorando a qualidade do ar. Por outro lado, o professor Diogenes Costa, especialista em Mobilidade Urbana da Unicamp, defende que as grandes cidades brasileiras têm vias urbanas complexas, que impedem a falta de cobrança nos ônibus. Para Costa, a qualidade do transporte público gratuito pode ser duvidosa.

Apesar da diferença entre pontos de vista, a maioria da população concorda que a tarifa de transporte na capital paulista está cara. Para contornar o problema, porém, especialistas dizem que seria importante desonerar impostos, como o do IPI cobrado sobre componentes dos veículos, o subsídio de combustíveis e a realocação de investimentos com foco no transporte individual.

Em Joinville, maior cidade de SC, o prefeito Udo Dohler determinou a redução da passagem de ônibus, em conformidade com a redução nacional de impostos como PIS e Cofins. O fato foi comemorado entre a comunidade, muito embora a redução ainda esteja longe do valor ideal. Agora o que não deu para entender foi o desdobramento do assunto pelas empresas permissionárias do transporte na cidade: Gidion e Transtusa. Elas alegam que devido ao aumento recente do diesel o valor não deveria baixar e sim, manter-se no mesmo patamar.

Argumento no mínimo contraditório de quem, há tempos atrás, vinha defendendo que os governos deveriam protagonizar a redução de impostos incidentes sobre seus serviços, possibilitando assim uma folga em suas planilhas de custo, resultando ao consumidor/cliente a redução real da passagem. Quando enfim isso ocorre o argumento muda para defender a mesma tarifa. Muito estranho.

O fato é que a partir de julho a passagem volta a ser R$2,80, dando um alívio nas contas da população. Esperamos que ano que vem as empresas não cobrem o dobro do aumento anual para compensar o desconto dado em 2013. Ou será que Joinville comporta o mesmo nível de protestos feitos em São Paulo?


terça-feira, 11 de junho de 2013

Estudantes norte americanos criam carro movido às redes sociais

Modelo de carro usado.
Divulgação
MindDrive, um carro elétrico abastecido com as atividades dos usuários das redes sociais do mundo inteiro. Assim, o veículo usou as interações no Twitter, no Facebook e no Instagram para realizar uma viagem pelo território norte-americano, saindo do Kansas até chegar a Washington DC.

O modelo elétrico foi construído a partir de um Volkswagen Karmann Ghia 1967, automóvel clássico que foi adaptado por um grupo de estudantes do ensino médio para receber o motor elétrico. O carro, livre de emissões de carbono, usou os “Social Watts” – “curtidas”, novos seguidores e menções nas redes sociais para chegar até a capital dos EUA, no dia seis de junho.

O fluxo de combustível é monitorado por meio de um tablet, instalado ao circuito central do veículo, que controla a quantidade de energia necessária para fazer com que o carro se movimente. Para o carro elétrico movido a “energia social” sair de Kansas City e chegar até Washington DC, foram necessários mais de 71 mil watts de eletricidade.

As interações em cada plataforma online geraram diferentes quantidades de combustível para o automóvel. No Facebook, um comentário ou compartilhamento da página do Minddrive gerou três watts para o motor. No Twitter, cada novo seguidor colaborou com cinco watts, e, no Instagram, cada “curtida” na foto adicionou um watt ao o motor do automóvel.

O projeto não teve fins lucrativos e seu principal objetivo foi promover iniciativas parecidas no setor de educação, voltadas para alunos em situação de risco social. De acordo com Steve Rees, coordenador do MindDrive, a ação deverá fazer com que os jovens percebam que podem superar seus desafios. "Isso dará a eles a sensação de serem capazes de voltar à escola e fazerem muitas coisas", comemora.

sábado, 8 de junho de 2013

Semana do Meio Ambiente de Itaú de Minas envolveu mais de mil pessoas

Público na Praça prestigiando
o teatro da Ong

As ações da Ong Impacto Social em Itaú de Minas (MG) referentes à Semana do Meio Ambiente, atingiram mais de mil pessoas, entre adultos e crianças. Ao todo foram abordagens de conscientização e informação nas ruas, apresentação teatral em praça pública e em uma fábrica do Grupo Votorantim, escolas e postos de saúde do município, além da participação no Concurso das Escolas. Todos os dias, de segunda (03/06) até a última 6ª feira (07/06) havia alguma atividade acontecendo.

Os quatro primeiros alunos colocados neste Concurso participaram em cinco categorias distintas (Frases Ambientais, Desenhos, Redações, Paródias e Fotografia de Desastres Ambientais e Belezas Naturais). As premiações foram exclusivas e doadas pela Secretaria de Educação, Ong Impacto Social, Terracycle, Faber-Castell e Colgate-Palmolive. A partir de agora os trabalhos vencedores serão levados a diversos pontos públicos da cidade em uma exposição itinerante, de forma que toda a comunidade possa conferir o resultado.
Corrida Ecológica: jogo aplicado
nas escolas

Para a presidente da Ong Impacto Social, Sandra Regina Sievert, esta foi a primeira de muitas ações ambientais que serão realizadas na cidade: “Ficamos orgulhosos com o resultado obtido aqui e estamos motivados a dar sequência a este trabalho, que poderá inclusive, ser estendido às cidades da região”.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Dia do Meio Ambiente - o que você tem a ver com isso?

Para muitos esta é apenas mais uma data. Para outros nem é lembrada porque simplesmente nem sabem do que se trata, ao menos tem a informação de que neste dia é comemorada a preservação do Meio Ambiente. Alguns tem a noção errônea de que Meio Ambiente está apenas relacionado à mata, às florestas, aos animais. Ledo engano. O Meio Ambiente é exatamente onde você está agora lendo este texto: seja no escritório, na fábrica, na sua casa, no seu celular, na rua, enfim, em qualquer lugar. Porque simplesmente o ambiente está ao nosso redor e por isto somos parte dele.

A diferença é que se você está numa área urbana é porque antes foi natureza original, com suas árvores históricas, fauna e flora completas. As intervenções humanas fizeram das paisagens urbanas uma necessidade cada vez mais urgente. Ainda assim não deixa de ser ambiente, com presença de muitas espécies de árvores, plantas, animais, etc.

Usamos recursos naturais como a água e os não naturais, porém dependentes da natureza, como a energia elétrica. Se cuidamos com o consumo destes dois importantes recursos já estaremos fazendo nossa parte na preservação do Meio Ambiente. Se formos ao supermercado com sacolas retornáveis ao invés de acumular as sacolinhas plásticas em casa também estaremos contribuindo, e muito, para a manutenção saudável do planeta onde vivemos.

O dia 5 de junho não é apenas o Dia Mundial do Meio Ambiente, é um marco, um símbolo de que as pessoas precisam estar mais informadas sobre a correta separação de resíduos, o destino correto do óleo de cozinha, o uso adequado de automóveis e a manutenção de recursos naturais como a água e o ar.
Enquanto não nos preocuparmos com esta preservação, enquanto mantivermos a zona de conforto e não procurarmos a informação correta para agir em nosso dia a dia a situação irá piorar. Quem pagará a conta serão as futuras gerações, nossos netos e bisnetos.

Somos parte de algo maior, então qualquer mudança de atitude, seja ela qual for, já é alguma coisa e muito importante. E que estas atitudes não aconteçam apenas no Dia Mundial do Meio Ambiente.
Vamos fazer nossa parte?

terça-feira, 4 de junho de 2013

Descubra quais alimentos ajudam a combater a insônia

Para a maior parte das pessoas, o ideal é dormir de sete a oito horas por noite, mas, por diversos motivos, nem sempre isso é possível. Uma das causas que impede o sono contínuo é a insônia, um mal que prejudica a saúde física e mental de muitas pessoas. Uma estratégia para driblar essa dificuldade é mudar os hábitos alimentares. Veja abaixo algumas dicas de alimentos:

- Banana

 A fruta é rica em triptofano, uma substância que ajuda o organismo a produzir serotonina, que por sua vez é um neurotransmissor que melhora o humor e provoca sensação de bem-estar.

- Laranja

A vitamina C presente nesta fruta auxilia na redução dos níveis de cortisol, um hormônio que está relacionado ao estresse. Dessa forma, ao se alimentar de frutas cítricas, a tendência é que o sono seja mais relaxante.

- Peixe

As carnes magras possuem um aminoácido chamado taurina, que estimula a liberação de neurotransmissores que reduzem o estresse. Essa mesma substância é encontrada em energéticos, ela ajuda a controlar a ansiedade e a tensão.

- Espinafre

Também fonte de taurina, a verdura é rica em ácido fólico, também conhecido como vitamina B9. A substância desempenha um papel de poder antidepressivo colaborando para uma boa noite de sono. Têm o mesmo efeito do espinafre os cereais integrais e outras verduras de folhas verde-escuras.

- Amêndoa

O fruto possui triptofano, um elemento que aumenta a produção dos hormônios ligados ao bem-estar. É rico em zinco, magnésio, cobre e ferro, que são minerais que combatem a insônia e promovem um sono tranquilo.

- Maracujá

Um calmante natural também rico em vitamina C. Uma dica é tomar sucos da fruta durante o dia e à noite fazer uma chá bem quente.

Outras recomendações para casos de insônia:

Jante três horas antes de se deitar e, caso sinta fome, coma um lanche leve. Durante essa refeição também evite alimentos gordurosos, café, bebidas alcoólicas e chocolates.

Inclua arroz, pão integral, leite, nozes e lentilha na alimentação. Esses alimentos também ajudam a reduzir a ansiedade.

Mantenha uma rotina no horário de dormir e acordar, pratique atividades físicas e, finalmente, na hora de dormir, desligue a televisão, computador e celular. Os aparelhos eletrônicos ligados no quarto podem atrapalhar ainda mais o sono.