Gostou? Então vote!

sexta-feira, 30 de março de 2012

Fundamas leva curso gratuito de Inglês ao bairro Comasa

Foto: Google Imagens
A Fundação Municipal Albano Schmidt (Fundamas) vai oferecer, a partir de abril, um curso de Inglês para iniciantes aos moradores do bairro Comasa do Boa Vista, mesmo bairro onde fica a sede da Ong Oscip Impacto Social. A Fundamas, que já tem uma unidade educacional no bairro, a Escola Têxtil, agora vai estender sua atuação na região. “Este é um pedido antigo da comunidade e nós vamos atender, pois esta é nossa missão”, justifica o presidente da Fundação, Ademir Negherbon.

O módulo básico terá a duração de um ano e a intenção é ministrar o módulo intermediário em 2013. Segundo o professor da turma, João Gaspar Rosa Júnior, este curso é destinado a alunos a partir de nove anos: “Não fazemos distinção de faixa etária, inclusive aos da melhor idade será repassado um conteúdo diferenciado, para maior aproveitamento”. João também deve passar informações culturais dos países em que já morou: Estados Unidos e África do Sul.

O curso será ministrado às terças e quintas-feiras, das 19h30 às 21h30. Ao todo serão oferecidas 40 vagas e as matrículas podem ser feitas no local: na Associação de Moradores do bairro Comasa (rua Witmarsum, S/N). Para efetuar a matrícula, o aluno precisa apresentar RG, CPF e um Comprovante de Residência atualizado. A primeira aula será no dia 4 de abril, quarta-feira.

A Fundamas Cesavi, localizada no bairro Iririú, também oferece curso de Inglês, já a Fundamas Casa Brasil Norte, com as atividades no bairro Jardim Iririú, ministra oficinas gratuitas de Inglês e Espanhol. Mais informações acesse: www.fundamas.com.br

Serviço:

O que: Curso de Inglês gratuito aos moradores do bairro Comasa
Onde: Associação de Moradores do bairro Comasa (rua Witmarsum, S/N)
Quando: 4 de abril, quarta-feira, às 19h30

quinta-feira, 29 de março de 2012

Sábado é dia de reunião da Ong Oscip Impacto Social

Neste sábado (31/03), a equipe da Ong Oscip Impacto Social irá se reunir na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Joinville (AAPJ), localizada no bairro América, junto ao prédio da Sociedade Esportiva e Recreativa União Palmeiras, às 16h30. O encontro, além de rotineiro, servirá também para receber novos integrantes que queiram fazer parte da Ong. Com dois projetos em andamento na cidade e com mais alguns para colocar em prática neste ano, o grupo acabou ficando pequeno, por isso a necessidade de novos voluntários.

"Ajuda é sempre bem vinda e é isso que estamos buscando: pessoas interessadas em ajudar o próximo por meio de projetos sociais", comenta a presidente da Impacto Social, Sandra Regina Sievert.

Na ocasião serão mostradas as ações realizadas pela Ong desde o ano passado para cá, ou seja, desde sua fundação. Também será a oportunidade de o grupo de visitantes saber os próximos passos e, assim, aceitar o desafio de trabalhar em conjunto por uma causa social.

"O trabalho é voluntário, mas acaba sendo uma vitrine para várias empresas. Já tivemos colaboradores da Ong que conseguiram trabalho remunerado por conta das atividades realizadas conosco", lembra Sandra.

Caso você tenha interesse em conhecer nossas ações e até fazer parte delas, marque presença nesta reunião também!

O que: Reunião entre atuais e novos colaboradores da Ong Oscip Impacto Social
Quando: Sábado (31/03), às 16h30
Onde: Sociedade Esportiva e Recreativa União Palmeiras - rua Jaraguá, 725 - bairro América

quarta-feira, 28 de março de 2012

Hidroginástica que promete definir mais músculos do corpo

Foto: Folhapress
Aulas na água com maiores resultados na definição muscular são as ofertas pósverão das academias para atrair mais alunos à piscina.
Como nesta época do ano menos gente se anima a pagar mais caro pelos planos que incluem atividades aquáticas (mesmo que a piscina seja aquecida), a estratégia é oferecer uma hidroginástica mais poderosa.

Para competir com trabalho feito "a seco" com pesos e aparelhos, são usados equipamentos especiais, que funcionam como sobrecarga.

O mais novo deles é o "hidro band ball", uma bola com elásticos acoplados. O estica e puxa aumenta a resistência de músculos das pernas, braços, costas e abdome.

Não é como se sentar num aparelho de musculação em termos de ganho de massa muscular, mas é eficaz para definir o corpo, segundo a professora de educação física Daniela Regina da Silva, 28, que trouxe a nova modalidade para a academia Competition, de São Paulo.

"Mesmo que você não ganhe tanta massa, o exercício na piscina tem a vantagem de trabalhar também o equilíbrio e a coordenação motora, além de trazer um bom gasto calórico", diz Regina.
Também é vantajoso para quem tem que malhar na água por indicação médica.

A advogada Janet Aparecida Campos, 54, trocou as sessões de fisioterapia para tratar sua artrose pela hidroginástica e diz que os sintomas "melhoraram 90%".
Ficou animada com a aula de bola e elástico. "Acho que os resultados são mais rápidos. Vou fazer, lógico."

Seu colega de piscina, o advogado Antônio de Oliveira Moruzzi, 69, voltou às atividades físicas recentemente. Antes, ele fazia musculação, mas, desde agosto do ano passado, estava parado, recuperando-se de uma cirurgia para retirar um nódulo do pulmão.
"Só fiz três aulas dessa hidroginástica, mas já percebo resultados, estou desenferrujando bem", diz Moruzzi.

CORPO 'SECO'

Um ponto forte da hidroginástica com acessórios é juntar o trabalho aeróbico com o de musculação, diz Rogério Franze, 38, coordenador de atividades aquáticas da academia Ecofit, de São Paulo.
Na Ecofit são usadas cordas de borracha, luvas especiais e caneleiras para dar uma força à hidroginástica.

"Essa hidro 'seca' o corpo, define a musculatura. E a piscina é um ambiente prazeroso, muitos acham as aulas menos monótonas que os treinos de musculação em aparelhos", afirma Franze.
Os atributos estão atraindo um novo público para a hidroginástica, que antes era associada a alunos mais velhos e grávidas e considerada mais 'light', tanto em relação ao esforço demandado quanto aos resultados.

Para agradar a nova clientela, as academias também colocaram em suas grades de horários treinos da moda adaptados à piscina.
Um exemplo é a "boot camp", aula inspirada nos treinamentos militares, que ganhou uma versão aquática na academia Runner.
As populares aulas "GAP" (glúteos, abdome e pernas) também entraram na piscina. Na unidade Morumbi (São Paulo) da Bio Ritmo, os exercícios são potencializados por acessórios como o "acqua fins", espécie de tornozeleira em forma de morcego.

"A hidroginástica está cada vez mais próxima de uma aula de musculação. É uma opção para quem não pode fazer o treino convencional ou quer mudar um pouco a rotina dos exercícios", diz Ester de Souza Domingos, 29, educadora física especializada em atividades aquáticas.

Fonte: Folha

terça-feira, 27 de março de 2012

Gerenciamento de Resíduos Sólidos será discutido nesta 3ª feira


Arte: Google Imagens
Diminuir a geração, o destino correto e um planejamento das ações para os próximos 20 anos são o foco das audiências públicas do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos. No total, serão 14 encontros que precisam de participação ativa da população. As audiências públicas envolvem discussões sobre o lixo doméstico, comercial, limpeza pública, industrial, perigoso, saúde, agrosilvopastoril, aeroviário, rodoviário e construção civil. Mais informações pelo telefone (47) 3433-2230, ramal 227 - Fundema (Fundação Municipal do Meio Ambiente).



Agenda:

O quê: Consulta pública do Plano de Resíduos Sólidos
Quando: 27/03/2012 (terça-feira)
Horário: das 19 às 21 horas
Locais: Escola Municipal Padre Valente Simioni, rua Coronel Camacho, 130 –
Iririú; e Escola Municipal Nelson de Miranda Coutinho, rua Francisco
Vieira, s/n – Jarivatuba

O quê: Consulta pública do Plano de Resíduos Sólidos
Quando: 28/03/2012 (quarta-feira)
Horário: Das 19 às 21 horas
Locais: Escola Municipal Heriberto Hulse, rua Conselheiro Lafayete, 225 –
Boa Vista; e Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina
(Amunesc), rua Max Colin, 1843 – Centro

O quê: Consulta pública do Plano de Resíduos Sólidos
Quando: 02/04/2012 (segunda-feira)
Horário: Das 19 às 21 horas
Local: Escola Estadual Olavo Bilac, rua Olavo Bilac, 205 - Pirabeiraba

O quê: Consulta pública do Plano de Resíduos Sólidos
Quando: 03/04/2012 (terça-feira)
Horário: Das 19 às 21 horas
Locais: Escola Municipal Valentim João da Rocha, rua XV de Novembro, 7030
- Vila Nova; e Escola Municipal Professora Ada Sant’anna da Silveira, rua
Monsenhor Gercino 6674;- Paranaguamirim

O quê: Consulta pública do Plano de Resíduos Sólidos
Quando: 09/04/2012 (segunda-feira)
Horário: Das 19 às 21 horas
Locais: Escola Municipal Eladir Skibinsk, rua José Gonçalves, 803 –
Aventureiro; e Escola Municipal Paul Harris, rua Caxambu do Sul, 85 – São
Marcos

O quê: Consulta pública do Plano de Resíduos Sólidos
Quando: 10/04/2012 (terça-feira)
Horário: Das 19 às 21 horas
Locais: Escola Municipal Pedro Ivo Campos, rua José Manoel de Souza, 70 –
Costa e Silva; e Centro Social Urbano Iririú, rua Tuiuti, 1010.

Fonte: Comunicação/Fundema

segunda-feira, 26 de março de 2012

Mais de 300 pessoas foram abordadas na 2ª Campanha do Dia Mundial da Água - Ong Impacto Social

Abordagem do Parque da Cidade
Foto: Cristiano Schmitz
A segunda campanha relacionada ao Dia Mundial da Água, feita pela Ong Oscip Impacto Social em Joinville resultou em mais de 300 abordagens. Entre adultos e crianças, o objetivo foi contribuir para o consumo consciente de água.

Para tanto, foi montado um estande aberto ao público neste sábado (24/03), no Parque da Cidade, onde algumas maquetes foram expostas, mostrando a quantidade de água potável no planeta. Tudo foi passado de maneira didática, fazendo com que o visitante interagisse. A equipe da Ong Impacto Social também contou com a ajuda de dois integrantes do Rotary Clube Leste, que gentilmente contribuiram com a campanha.

O momento foi de troca de experiências, pois as dicas de economia de água, no dia a dia, foram comentadas e também escritas em um grande mural, que nesta semana vai ser exposto no hall de entrada da prefeitura municipal de Joinville. Ali vai ficar para visualização por tempo indeterminado, de forma que outras pessoas possam ler as dicas e inspirar-se. A intenção é que este mural passe por outros locais públicos, de forma itinerante.

Confira em nosso perfil do Facebook as fotos da ação: http://www.facebook.com/#!/media/set/?set=a.272801726135931.65785.100002183182257&type=1


sexta-feira, 23 de março de 2012

Projeto de parceria entre entidades beneficia Associação de Recicladores Cooperanti, em Joinville

Trabalhadoras da Cooperanti posam com seu novo uniforme.
Foto: Janete Schmitz
Uma parceria entre a Fundamas (Fundação Municipal Albano Schmidt), o Rotary Clube Leste e a Ong Oscip Impacto Social resultou em mais um benefício à Associação de Recicladores Cooperanti, localizada no bairro Paranaguamirim, zona sul de Joinville.
Nesta semana, 22 camisetas foram entregues às trabalhadoras da Associação, que agora têm uniforme, além do Equipamento de Proteção Individual, um avental feito a partir de lona de banner usado. Esta ação faz parte do projeto do Rotary Clube Leste, patrocinado pelo edital de projetos ambientais da Fundema (Fundação Municipal do Meio Ambiente).

"As meninas precisavam de um uniforme, então usamos a parceria que já tinhamos com a Fundamas Escola Têxtil para confeccionar as camisetas", conta a presidente da Impacto Social, Sandra Regina Sievert. A Fundamas Escola Têxtil já produziu, por meio de parceria, mais de 50 aventais feitos com material diferenciado: lona de banner usado. Estes aventais já estão sendo usados como proteção individual pelos trabalhadores de Associações de Recicladores de Joinville. Agora, as alunas do curso de Costura Industrial, supervisionadas pela coordenadora da Escola, Simone Anderle, produziram também as camisetas. "Por meio destas ações, a Fundamas reforça seu papel social, de contribuir para melhoria na qualidade de vida da comunidade joinvilense", pontua o presidente da Fundação, Ademir Negherbon.

A coordenadora da Associação Cooperanti, Iraíde Ribeiro de Paula da Costa, comemorou a entrega: "Nem acredito que, em tão pouco tempo, temos aventais para proteção individual, elevador e esteira para agilizar nosso trabalho e agora as camisetas. Nosso dia a dia vai ficar muito melhor", ressalta.
Para o presidente do Rotary Clube Leste, Luiz Rizentel Gomes, a parceria feita com a Impacto Social tem gerado bons resultados: "Este trabalho tem gerado benefícios permanentes nas comunidades onde focamos e este é o lema do Rotary. Com certeza, ações como esta serão repetidas".

Não é a primeira vez que o Rotary atua junto às Associações de Recicladores na cidade. A Assecrejo também tem projeto parecido em desenvolvimento. Já para a Cooperanti, o convênio com a Fundema ainda prevê a reforma de uma parede lateral do galpão usado para separações de recicláveis.

Confira as fotos da entrega em nosso perfil no Facebook: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.271179702964800.65441.100002183182257&type=3

quinta-feira, 22 de março de 2012

Vem aí a segunda Campanha da Água da Ong Impacto Social em Joinville

Está chegando um dia especial para Joinville. A Ong Oscip Impacto Social, com mais de um ano de atuação na cidade, está preparando uma campanha educativa de economia de água. Esta ação é alusiva ao Dia Mundial da Água, comemorado nesta quinta-feira (22/03).

O local escolhido para realizar esta campanha é o Parque da Cidade, no setor Guanabara. A partir das 14h, quem passar pelo Parque vai ser abordado por um integrante da Ong e, em seguida, será direcionado a um espaço especialmente montado para a conscientização efetiva. "Todo mundo sabe que é preciso consumir água de forma consciente, mas na hora de usar nem sempre seguem as dicas. É isso que queremos evitar, vamos fazer uma abordagem diferente", explica a presidente da Ong, Sandra Regina Sievert.

No auditório coberto do Parque da Cidade, próximo às quadras esportivas, será montada uma grande maquete exemplificando um rio limpo e um rio sujo. Ações praticadas em muitas comunidades com rios próximos às casas serão mostradas e, sobretudo, a forma como isto afeta o meio ambiente.

Outra dinâmica que está sendo preparada é o uso de uma garrafa pet, onde dentro dela terá água do mar e na tampinha, água potável. Esta ação vai exemplificar que, por mais que a Terra seja batizada de "Planeta Água", a maior parte dela não serve para consumo humano, por isso a importância de preservar os mananciais de água doce, como rios e aquíferos.

Além destas dinâmicas, será disponibilizado aos visitantes um painel com muitas partes coloridas. Nele, a pessoa poderá escrever a dica que faz no dia a dia para economizar água. Ao final, o painel vai virar um grande mosaico de importantes dicas, que será disponibilizado no Parque para posterior visualização pública, ou até em outros locais de grande circulação da cidade.

A Campanha do Dia Mundial da Água da Ong Oscip Impacto Social também vai servir como divulgação do projeto Coleta de Embalagens Metalizadas, em andamento na cidade desde abril do ano passado. "Vamos fazer com que a pessoa identifique sozinha o que é embalagem metalizada, o que pode ser reciclado e o que deve ser separado do lixo orgânico", adianta Sandra.

Quem quiser aproveitar a ocasião para comprar seu presente de páscoa, a Ong vai oferecer no local artesanato feito com material reciclável. Uma boa oportunidade de levar um produto criativo e que, ao mesmo tempo, preserva o meio ambiente.

Esta é a segunda ação feita pela equipe da Impacto Social em prol do consumo consciente de água. A primeira foi realizada na entrada do supermercado Giassi, em março de 2011.

Serviço:

O que: Campanha do Dia Mundial da Água 2012
Onde: Parque da Cidade - Setor Guanabara
Quando: sábado - 24/03/2012, das 14h às 20h


PATROCÍCIO / REALIZAÇÃO:
                                                                

quarta-feira, 21 de março de 2012

Criação de Unidade de Conservação na zona leste de Joinville será discutida nesta 5ª feira


Foto: Google Imagens
A criação de uma unidade de conservação em Joinville com abrangência nos bairros Aventureiro, Bom Retiro, Iririú, Jardim Iririú, Jardim Sofia e Saguaçu será novamente discutida com a comunidade nesta quinta-feira (22/3). O encontro será na Sociedade Alvorada, a partir das 19 horas. Esta é a terceira consulta pública sobre o tema.

A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) vai apresentar o projeto da Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) do Morro do Iririú e ouvir as sugestões dos moradores e proprietários de terra. A Arie terá uma área de 5.255.610 m², com um total de 897 lotes incluídos na sua delimitação, sendo, 34 de propriedade da Prefeitura de Joinville.

"A unidade permite a conservação da biodiversidade local de um dos únicos remanescentes florestais em meio urbano, mantém o paisagismo, regula a temperatura da região e melhora a qualidade do ar e consequentemente a qualidade de vida", defende o presidente da Fundema, Eni Voltolini. Imóveis já localizados na delimitação têm ainda a valorização imobiliária.

O Morro do Iririú e do Boa Vista formavam o Morro das Cachoeiras. Com a expansão urbana e intervenções esta característica foi perdida. Mas o local ainda abriga espécies como a canela-preta, canela-ferrugem, cedro, canjerana, guapuruvú, palmito juçara e inúmeras castas de bromélias. Há registro de aves em extinção como gavião-pombo-grande, pixoxó, o jucuaçu e o picapau-de-cara-acanelada. Mamíferos ameaçados de extinção habitam o local, entre eles o gato-do-mato e o gato-do-mato-pequeno.

A Fundema pretende ampliar o monitoramento ambiental do local, incentivar e promover mais ações de educação ambiental e pesquisa, bem como projetos de regularização fundiária e recuperação de áreas degradadas. "O ordenamento do uso e a ocupação do solo só podem ser discutidos em outra fase que é o plano de manejo", explica o biólogo Daniel Lepka.

Nos estudos da Arie estão incluídos lotes com vegetação acima da cota 40, excluindo as áreas do Parque Municipal do Morro do Finder; propriedades abaixo da cota 40, mas com área florestada; lotes menores de 1 mil m² com pelo menos 50% de área florestada; e aquelas maiores de 1 mil m² com pelo menos 30% de área florestada.

Com a criação da Arie do Iririú, o município passará a ter sete unidades de conservação: Parque Municipal da Ilha do Morro do Amaral (em fase de mudança de categoria); Parque Ecológico Prefeito Rolf Colin; Parque Municipal Morro do Finder; Área de Proteção Ambiental da Serra Dona Francisca; Área de Relevante Interesse Ecológico do Morro do Boa Vista;
Parque Natural Municipal da Caieira.

Os mapas e o documento com os estudos preliminares desenvolvidos pela Fundema podem ser consultados no item de documentos oficiais no www.joinville.sc.gov.br



O quê: Reunião com a comunidade sobre Arie do Iririú
Quando: Nesta quinta (22/03)
Onde: Sociedade Esportiva e Recreativa Alvorada, rua Iririú, nº 1073
Horário: 19 horas

Fonte: Fundema/SECOM

terça-feira, 20 de março de 2012

Rotary Leste e Ong ajudam a melhorar o trabalho da Associação de Recicladores Cooperanti, em Joinville


Nesta semana, a Ong Impacto Social ajudou a implantar os equipamentos que irão melhorar o trabalho da Associação de Recicladores Cooperanti, no bairro Paranaguamirim. Foram instalados um elevador de cerca de 5 metros de altura e uma esteira, fruto do projeto do Rotary Leste, via edital da Fundema (Fundação Municipal do Meio Ambiente).

Fotos: Cristiano Schmitz
Para instalar estes equipamentos foi necessária uma força-tarefa para limpar o local, organizando e preparando o galpão para recebe-los. Para tanto, a Ong Impacto Social levou alguns voluntários. "Suamos a camisa e, ao final, foi gratificante ver o resultado. Esperávamos por isto há semanas", comenta a presidente da Ong, Sandra Regina Sievert.
A coordenadora da Cooperanti, Iraíde Ribeiro de Paula da Costa, comemorou a doação dos equipamentos pelo Rotary Leste: "Agora teremos mais condições, o trabalho não ficará tão pesado, já que aqui somos todas mulheres".
O galpão onde o grupo de mulheres trabalha ainda passará por novas reformas, como a colocação de piso e pintura de paredes.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Recicladores de Joinville participam de curso de alfabetização

O Serviço de Incentivo às Organizações Produtivas (Siop) da Secretaria de Assistência Social (SAS), em parceria com a Secretaria de Educação, vai promover um curso de alfabetização voltado aos trabalhadores em material reciclável. Nesta terça-feira (20/3), acontecerá a aula inaugural, na Escola Municipal Professora Eladir Skibinski, no bairro Aventureiro, às 19 horas.

O curso de alfabetização é oferecido com o objetivo de proporcionar a esses trabalhadores maior fundamento para desenvolver ações de trabalho e geração de renda. As aulas acontecerão sempre no período noturno, duas vezes por semana, e serão adaptadas à realidade dos recicladores.

O quê: Aula inaugural do curso de alfabetização voltado para trabalhadores do material reciclável
Quando: terça-feira, dia 20 de março, 19h
Onde: Escola Eladir Skibinski. Rua José Gonçalves, 803 - Aventureiro

Fonte: SECOM/Prefeitura

quinta-feira, 15 de março de 2012

Professores da rede estadual de Joinville aderem à greve nacional

Colégio Tufi Dippe teve a maior paralisação da cidade
Foto: Google Imagens
Noticiamos ontem (14/03), aqui no Blog da Ong OSCIP Impacto Social, sobre a possível paralisação dos professores da rede estadual de ensino de Joinville, de acordo com a movimentação em muitos estados brasileiros em prol do piso nacional do Magistério.
Nesta quinta-feira (15/03), a categoria resolveu cruzar os braços e rumar para Florianópolis, onde aconteceram protestos e outras paralisações. O caso de maior destaque na rede estadual joinvilense foi no colégio Tufi Dippe, no bairro Iririú. A greve atingiu 80% dos profissionais, que exigem aumento salarial, apoiando assim o movimento liderado pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação). Seis professores tiveram de dar aula para mais de mil alunos, que não perderam o conteúdo do dia.
Para esta sexta-feira está prevista uma manifestação na Praça da Bandeira, a partir das 15h. O período de greve é indeterminado, uma vez que depende das negociações.
A proposta do governo é oferecer R$1,4 mil para os profissionais que receberem menos que isso, mas a mesma foi rejeitada pela categoria.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Professores de quase todo país planejam paralisação por piso nacional


Foto: Google Imagens
Professores e servidores de escolas da rede municipal de Curitiba (PR) começaram, nesta quarta-feira (14), uma greve por tempo indeterminado. Ao todo, 100 mil alunos estão sem aula na capital.

A categoria exige que o piso salarial de R$ 1.199,64, pago aos docentes com curso superior em uma jornada de 20 horas, seja aumentado para R$ 1.800. Eles também reinvidicam aceleração do plano de carreira e redução do número de alunos por aula.

Na manhã desta quarta-feira, eles fizeram uma manifestação na praça Santos Andrade, no centro de Curitiba. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná, cerca de 5.000 pessoas participaram do protesto, que deve se repetir à tarde.

Greve nacional

Professores de quase todo o país se organizam para fazer uma greve geral nos próximos três dias. A paralisação deve mobilizar professores das redes estaduais e municipais de 25 Estados e do Distrito Federal. Ainda não há, no entanto, um balanço nacional da manifestação.

De acordo com os sindicatos que aderiram ao movimento, o objetivo é protestar contra os governos que ainda não cumprem a lei nacional do piso do magistério, além de defender o investimento de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) na educação.

O movimento deve seguir até sexta-feira (16), mas somente os professores de 18 Estados (Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, São Paulo, Roraima, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Rio Grande do Sul e Tocantins) pretendem parar as aulas durante os três dias.

A paralisação nacional já vinha sendo anunciada pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) desde o início de fevereiro e a decisão foi reforçada mesmo com o anúncio do novo piso de R$ 1.451, feito pelo MEC (Ministério da Educação) no dia 27 de fevereiro.

Fonte: R7

terça-feira, 13 de março de 2012

Oficinas de Empreendedorismo são retomadas no Itaum


As Oficinas do Saber, mais conhecidas como Oficinas de Empreendedorismo, que tiveram início no ano passado, serão retomadas a partir desta semana no bairro Itaum. Esta é uma ação que tem o apoio do Orçamento Participativo do Itaum e contempla cinco módulos voltados à criação do próprio negócio. O responsável pelo conteúdo é Matheus Cadorin, gerente da Secretaria de Integração e Desenvolvimento Econômico (SIDE).
A primeira aula aconteceu em dezembro, mas devido à proximidade com as festas de fim de ano, o restante das oficinas ficou para este semestre. O local permanece o mesmo: Fluminense Futebol Clube (rua Florianópolis, 1600), sempre às 19h30.
As oficinas têm a duração de apenas uma noite, mas com informações suficientes para o aluno ser mais assertivo nos negócios, evitando assim possíveis erros de gestão. “Cerca de 80% das empresas que surgem, acabam não sobrevivendo. Este é um dado muito alto e que precisa ser revertido. Vamos ajudar a comunidade a não apenas abrir seu próprio negócio, mas também geri-lo melhor”, explica Matheus.
Acompanhe a programação das oficinas, que devem ser ministradas ainda neste mês:

- Crédito e Planejamento (15/03/2012);
- Noções Tributárias e Trabalhistas (22/03/2012);
- Atendimento e Comunicação (29/03/2012).

Ao concluir cada módulo, o participante recebe um certificado de conclusão. Para efetuar a inscrição o interessado deve ligar para a Fundamas Cesita no telefone: 3436 0033, ou pessoalmente na rua Monsenhor Gercino, 1040.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Ong doa computador para Associação de Recicladores do Jardim Sofia

Associação recebendo o computador.
Foto: Cristiano Schmitz
A equipe da Ong Impacto Social fez doação de um computador no último dia 8 de março à Associação de Recicladores do bairro Jardim Sofia. O modelo com teclado e mouse foi com monitor LG, CPU Mirax, processador 2,5 Ghz, HD de 40 Gb, memória de 512 Mb e Windows 7.
Esta associação é uma das cadastradas para receber o material da coleta seletiva de Joinville e, segundo sua presidente, Denise Soares, os trabalhos de contagem e administração eram feitos manualmente: "Este computador vai facilitar muito nossa vida, pois precisamos controlar o que vai para o aterro sanitário e o que é enviado para reciclagem", conta.
O computador foi doado pela empresa ELOHIM, especializada em computadores, monitores, notebooks, impressoras, etc (rua Bento José Glores, 80 - Espinheiros. Tel.: (47) 3434 1804) em uma parceria com a Ong Impacto Social.
Esta não é a primeira vez que Associações de Recicladores de Joinville recebem computadores para agilizar seus trabalhos. No ano passado, a Ong doou um computador com configurações parecidas para a Cooperanti, localizada no bairro Paranaguamirim, que também é uma das integrantes do projeto Coleta de Embalagens Metalizadas.
"Sempre que pudermos facilitar o trabalho destas pessoas, assim o faremos", pontua a presidente da Impacto Social, Sandra Regina Sievert. 

quarta-feira, 7 de março de 2012

STF veta lei que criou o Instituto Chico Mendes

Foto: Google Imagens
Por 7 votos a 2, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) julgaram inconstitucional nesta quarta-feira (7) a lei que criou o Instituto Chico Mendes (ICMBio), em 2007, por meio de medida provisória apresentada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O órgão tem a missão de administrar as unidades de conservação ambiental no Brasil.
O STF, no entanto, estabeleceu o prazo de dois anos para que o Congresso possa analisar e aprovar uma nova lei que mantenha a existência do instituto. A lei foi contestada no Supremo pela Associação Nacional dos Servidores do Ibama (Asibama), que apontou uma irregularidade na tramitação da MP que criou o instituto. A entidade afirmou ainda que o ICMBio "fraciona" e "enfraquece" a gestão do meio ambiente.
A lei que criou o órgão foi derrubada pela maioria dos ministros do STF por ter desrespeitado regra, prevista na Constituição, que exige a análise das medidas provisórias por uma comissão mista, formada por parlamentares do Senado e da Câmara. Só depois da aprovação nessa comissão a MP poderia ser votada no plenário do Congresso.
Esse ritual não vem sendo obedecido na aprovação de medidas provisórias, porque um resolução do Congresso estabelece que a MP deve ser analisada em 14 dias pela comissão mista e, caso isso não ocorra, poderá seguir diretamente para análise em plenário. A maioria do STF não concorda com essa regra.
"É difícil imaginar a soberania do Congresso Nacional quando o parecer é fruto de uma voz unívoca, quando a comissão não se instalou. Percebe-se assim que o parecer da comissão representa garantia de que o legislativo seja, realmente, o fiscal da função legiferante do Executivo", afirmou o relator do caso, ministro Luiz Fux.
Segundo o ministro Fux, o Supremo sinalizou para o Congresso com uma orientação sobre como devem ser analisadas as MPs. A decisão vale apenas para esta norma, mas é um precedente que pode ser aplicado se outra lei com o mesmo problema for contestada.
O ministro disse que o tema será avaliado caso a caso. “O Supremo não vai validar leis que não cumpram o rito constitucional”, disse Fux.
Fonte: G1

terça-feira, 6 de março de 2012

Ong participa do lançamento do Programa de Fortalecimento dos Trabalhadores do setor de Reciclagem

Foto: Leandro Schmitz
A Ong Impacto Social esteve presente nesta segunda-feira (5), na prefeitura de Joinville, onde aconteceu o lançamento do Programa de Fortalecimento dos Trabalhadores do setor de Reciclagem. Trata-se de uma melhor organização destes trabalhadores que hoje, em sua maioria, está sob forma de associações.

Algumas autoridades estavam presentes, como o prefeito Carlito Merss, a secretária da Assistência Social, Rosemeri Costa e o diretor de Estudos e Divulgação da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), ligada ao Ministério do Trabalho e Emprego, Valmor Schiochet.

Na ocasião foi assinada uma carta de compromisso, onde deverá ser elaborado um plano de trabalho e reconhecimento desta categoria. O valor aprovado foi de R$995 mil e com este dinheiro, todo o planejamento baseado em pesquisas feitas com os próprios trabalhadores deverá ser executado nos próximos três anos.

Entre os compromissos, está a construção de uma Central de Beneficiamento do Plástico, que estabilizaria, de certa forma, os ganhos com a venda deste tipo de material. "Ainda estamos pesquisando um local para a construção desta central", adianta a secretária Rosemeri.
Outro ponto a ser alcançado é colocar os recicladores em um cadastro único junto à Secretaria de Assistência Social. Esta medida eliminaria os chamados "atravessadores", valorizando assim a categoria.

Durante o evento e representando os presentes, a coordenadora da Cooperanti, uma das associações parceiras no nosso Projeto Coleta de Embalagens Metalizadas, Iraíde Ribeiro de Paula da Costa, leu uma carta de agradecimento ao prefeito pelas medidas adotadas.

A Ong Impacto Social foi citada pela secretária Rosemeri como uma das parceiras nas ações da prefeitura junto às associações. Entre as realizadas até agora está a geração de renda com o projeto em andamento (Coleta de Metalizados) e a parceria com a Fundamas Escola Têxtil, na produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPI's), usando como matéria prima lonas de banners usados.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Inscrições abertas para Teste Classificatório Oficina do Conhecimento

Foto: Leandro Schmitz
O período de inscrição para o Teste Classificatório do Projeto Oficina do Conhecimento da Fundamas (Fundação Municipal Albano Schmidt) já começou. Os alunos interessados devem fazer a inscrição gratuita diretamente na Escola Municipal Amador Aguiar, no bairro Ulysses Guimarães. O teste acontecerá no dia 7 de março (4ª feira), em dois horários: às 8h (para quem estuda no período vespertino) e 14h (para quem estuda no período matutino).

Quem for aprovado no teste estará apto a entrar para o Projeto, que tem como principal função profissionalizar o aluno no contraturno escolar. “Eles estudam a grade curricular normal e já iniciam as atividades profissionalizantes no ônibus. Depois se quiserem se especializar, terão uma bagagem”, aponta o professor e coordenador do Projeto Oficina do Conhecimento, João Felipe Anacleto. Informações, ligue: 3426 8822.


Entenda o Projeto Oficina do Conhecimento

O Projeto Oficina do Conhecimento começou em 2007, como piloto no bairro Jardim Paraíso. Hoje, consiste em oferecer pré qualificação em Mecânica Industrial aos alunos da Escola Municipal Amador Aguiar, no bairro Ulysses Guimarães. O ensino de pré qualificação em Mecânica Industrial é feito dentro de um ônibus, totalmente adaptado para tanto. Em seu interior, há computadores de última geração, que contribuem para a leitura eficaz dos desenhos de usinagem.

Desde que iniciou suas atividades, o Projeto Oficina do Conhecimento já formou mais de 300 alunos e todos estão atuantes no mercado de trabalho. A pré qualificação dentro do ônibus tem a duração de 720 horas aula e, assim como o curso, o material é oferecido sem custo algum ao aluno.

Um dos diferenciais deste projeto é a atualização constante. Com a chegada da internet e redes sociais, o aluno do Projeto Oficina do Conhecimento tem total interatividade, pesquisa virtual e a possibilidade de aprendizado na plataforma cibernética.

sexta-feira, 2 de março de 2012

1º empreendimento residencial com energia eólica do Brasil é erguido em Florianópolis

Foto: Divulgação
Com um design diferente das turbinas eólicas de grande porte espalhadas pelo mundo, uma hélice de mais de 6 metros de altura foi instalada no empreendimento Neo. Esse é um marco na construção civil nacional, que a partir de agora conta com o primeiro empreendimento residencial a utilizar energia eólica.

O Neo está  sendo construído no Novo Campeche, a poucos metros da  praia do Campeche, na Costa Leste de Florianópolis. Além da energia gerada pelas duas hélices, o prédio conta com placas de energia solar que somadas proverão as áreas sociais e os 24 apartamentos com água quente durante todo o ano. Representando 50% de economia total de energia dos apartamentos para os moradores.

O empreendimento possui outros itens de sustentabilidade como o Selo carbono neutro que neutraliza 100% da emissão de CO2 da construção através do replantio de árvores nativas em áreas de preservação permanente; Sistema próprio de tratamento integral de efluentes com sanitização e reaproveitamento da água servida; Sistema de captação de água de chuva para irrigação; pisos em deck de madeira certificada; utilização de tintas, resinas e vernizes a base de água.

O Neo é um projeto da Incorporadora ASAS e tem desenvolvimento da Buzz Inteligência Imobiliária.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Lixo na praia e rios: um problema de todos

Foto: Google Imagens
Todo o verão é a mesma coisa: temperaturas altas e um convite à praia ou a um rio próximo. Águas tranquilas ou agitadas, acompanhadas de uma cerveja, alimentação e companhias agradáveis. Até aí tudo certo. O problema é na hora de ir embora, quando cada um volta para sua casa e deixa atrás de si um rastro de sujeira, como se não fosse responsável pelo que está descartando.

É crescente a quantidade de lixo deixada na areia de praias, no entorno delas e principalmente em rios e nos caminhos que levam até eles.

Em Joinville, sobretudo aos fins de semana, vemos grande público na região do Quiriri, Piraí e Vila Nova, curtindo as belezas naturais locais. O problema é quando este público retorna pra casa e não leva consigo as latinhas de cerveja, pacotes de alimentos, sacos de churrasco, talheres e até preservativos. Problema este que fica para ser resolvido pelos moradores locais.

Não basta diversão. É preciso fazer isso com responsabilidade ambiental. Achamos que sempre haverá um gari por perto ou uma empresa de recolhimento para retirar o lixo que descartamos indiscriminadamente. O problema é nosso também. Somos responsáveis pelo produto desde o momento em que o retiramos da prateleira do supermercado até quando o jogamos adequadamente na lata de lixo reciclável.
O assunto também é tema de reportagem desta quinta-feira (01/03), no Jornal A Notícia:

A região do Quiriri é um dos destinos mais procurados pelos joinvilenses nos dias de calor. Nos finais de semana, as margens do rio ficam tomadas de gente. Com alguns vêm o lixo, o som alto e a depredação de locais públicos.

Na região da ponte baixa, os vizinhos estão cansados de conviver com isso e até sofrem represálias depois que reclamam com os frequentadores do local. Por isso, muitos deles resolveram arregaçar as mangas e limpar o que não sujaram. É o caso dos irmãos João Antônio e Elza Freisleben, que moram perto da ponte baixa desde 1970 e se acostumaram a ver o local cheio. Segundo eles, nos últimos anos “a bagunça aumentou”. E o que mais incomoda é a sujeira. “O jeito é recolher porque me preocupo com a saúde da minha família. Pode surgir o mosquito da dengue”, reclama Elza, 50 anos.

Papel, lata, sacolas plásticas e até fraldas descartáveis usadas são deixadas para trás. Ele sabe que a vinda dos turistas ajuda nas vendas de aipim e milho. Mas não gosta de ver a sujeira na entrada de casa. “Uma vez, um rapaz saiu da água com um corte no pé porque as pessoas quebram a garrafa e jogam no rio”, lembra Elza.

O secretário regional do distrito de Pirabeiraba, Sidney Sabel, diz que está consciente do problema e alerta para outro: o vandalismo. A ponte pênsil inaugurada em agosto do ano passado, a 300 metros da ponte baixa, já apresenta pichações, arames arrebentados e tábuas soltas.

A intenção é colocar lixeiras perto dos locais mais frequentados, mas Sabel acredita que pode sofrer o mesmo tipo de ação dos vândalos. “A gente pensa em algo moderno, que ajude as pessoas. Mas temos de contar com a conscientização de todos”, afirma. João lembra de outras vezes que colocaram lixeiras no local: “Sumiu do dia para a noite”.