Gostou? Então vote!

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Palestras interdisciplinares estão autorizadas pelo município

Durante uma reunião nesta quarta-feira, entre técnicos da Secretaria Municipal da Educação e a equipe técnica da Ong Impacto Social, ficou acertado que as palestras interdisciplinares, que serão ministradas pela Ong, estão autorizadas em algumas escolas municipais.
O trabalho deve começar ainda neste semestre, com os alunos da escola Saul Santana de Oliveira Dias, no bairro João Costa. Já a partir do ano que vem, as palestras devem ser inseridas na agenda curricular das escolas municipais de Joinville. A preocupação da Secretaria é com o calendário curricular de 2011, que está um pouco apertado por causa da greve dos servidores, ocorrida no semestre passado, atrasando as atividades escolares.
As palestras serão ministradas pela diretora de projetos sociais da Ong, Janete Schmitz. Terão a duração de aproximadamente 30 minutos e vão abordar temas como:
  • Educação Ambiental;
  • Bullying;
  • Combate à Dengue;
  • Educação no Trânsito;
  • Educação para reciclagem, descarte correto de lixo e consumo consicente.
Algumas modificações foram sugeridas, como transformar a lixeira em algo atrativo para os alunos e também o uso correto do lixo orgânico nas hortas escolares. "É preciso enterrar o lixo orgânico, como cascas de frutas, e não deixá-los por cima, senão atrai ratos e moscas", afirma a bióloga Marlize Martinelli Schroeder.
A Ong montou este modelo de palestra a pedido de algumas escolas, que nos procuraram para realizar este tipo de atividade junto aos alunos. Esta ação tem o apoio do Laboratório Werner.


Ong Impacto Social convidada a participar do COMDEMA


Aproveitando o momento da reunião, e conhecendo melhor nossos objetivos, a equipe técnica da Secretaria da Educação convidou a equipe da Ong a fazer parte do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema). Uma nova eleição de entidades participantes será feita em 2012 e, a partir de 2013, a Impacto Social poderá fazer parte deste importante Conselho, discutindo questões ambientais da maior cidade do estado.
Além do Comdema, existe a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA), criada em 2008 pelo Decreto Municipal nº 14.975, de acordo com a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e a Política Estadual de Educação Ambiental (PEEA). Entretanto, o CIEA está parado, sem atividades. De acordo com a Secretaria de Educação, a Comissão iniciou as atividades com 30 entidades participantes, mas por questões adversas, não foi dada continuidade aos trabalhos. O Decreto diz ainda que os responsáveis pela ativação e  manutenção do CIEA são a própria Secretaria, juntamente com a Fundema.


terça-feira, 30 de agosto de 2011

Ong vai ministrar palestra sustentável na 8ª Home Art em Joinville

Edição do ano passado reuniu, em média,
80 mil pessoas.
Foto: Google Imagens
A Ong Impacto Social foi convidada pela produção da Home Art a ministrar palestras. A 8ª edição da feira setorial, voltada ao mercado de móveis e decorações, acontecerá de 2 a 11 de setembro, no Expocentro Edmundo Doubrawa, em Joinville.
Na ocasião, a integrante da Impacto Social, Charla Terezinha Pinto, vai ministrar quatro palestras, com uma hora de duração cada. As palestras terão o tema "Móveis Sustentáveis", sugerindo ideias criativas na hora de decorar e mobiliar a casa. "Tem muita coisa bacana que pode ser feita usando objetos que geralmente são descartados", afirma Charla.

As palestras são gratuitas para quem visita o evento. Atente para os horários:

Palestra "Móveis Sustentáveis"

Dia 3/09 (sábado) - dois horários: às 15h e às 19h
Dia 4/09 (domingo) - dois horários: às 15h e às 19h

O que: 8ª edição da Feira Home Art
Onde: Expocentro Edmundo Doubrawa
Quando: de 2 a 11 de setembro de 2011
Horários:
seg à sex, das 16h às 22h
sábados, das 14h às 22h
domingos, das 14h às 21h
Quanto: R$ 6 (menores de 12 anos não pagam)


segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Curiosidades sobre a reciclagem de papel

A lixeira de papel é
representada pela cor AZUL
Você sabia que no Brasil, 30% do papel descartado é recuperado? Esta medida de separar e reutilizar contribui muito para o meio ambiente, até porque 40% de todo o lixo brasileiro é formado por papel.
Saiba agora em números como a reciclagem de papel impacta na natureza. Cada tonelada de papel reciclado, poupa, em média:

- 60 eucaliptos adultos (conforme o processo industrial usado);
- 2,5 barris de petróleo; 
- 50% da água usada na fabricação normal (ou 30 mil litros); 
- O volume de cerca de 3 m³ nos lixões e aterros.
 


A reciclagem do papel também gera menos poluição da água (65%) e do ar (26%) do que a fabricação a partir da celulose virgem (segundo o World Watch Institute).

domingo, 28 de agosto de 2011

Descoberto rio subterrâneo abaixo do Rio Amazonas

Esta informação colocamos durante a semana nas nossas redes sociais e agora detalhamos por este blog também.

Foto: Google Imagens
Cientistas confirmaram nesta semana a descoberta de um rio com 4 km de profundidade, que corre abaixo do Rio Amazonas, o segundo mais extenso do mundo. Batizado de "Hamza", em homenagem a um dos pesquisadores envolvidos, o rio foi descoberto graças a uma pesquisa realizada na região pela Petrobrás, que estava em busca de petróleo nas décadas de 1970 e 1980.
O Hamza possui 6 km de extensão e, por estar abaixo da terra, corre muito mais lento que os rios que usam o leito superior. A diferença são os poros e sedimentos subterrâneos, que fazem com que a água corra cerca de 1 metro por ano. A vazão deste rio é de 3 mil m³ de água por segundo. Para ter uma ideia comparativa, o rio Amazonas tem 133 mil m³ de vazão por segundo. Mas ainda sim, o volume de água encontrado é maior que o Rio São Francisco, que corta o estado de Minas Gerais e o Nordeste do país, beneficiando mais de 13 milhões de pessoas.
Estas informações confirmam a América do Sul como a de maior reserva aquífera do mundo. Sendo assim, nossa responsabilidade de preservação ambiental é maior.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Nova técnica impede a transmissão da Dengue pelo mosquito

Foto: Google Imagens
Uma universidade da Austrália testou com sucesso um nova técnica, que impede de o mosquito transmitir o vírus da Dengue aos humanos. Uma bactéria, chamada Wolbachia pipientis  foi introduzida no mosquito, sob efeitos colaterais muito pequenos, sem chance de alguma alteração na natureza. Esta bactéria impediu que o vírus da Dengue fosse desenvolvido e, consequentemene, transmitido aos humanos.
Esta técnica foi testada em uma região da Austrália, onde os níveis da doença ainda não atingiram o título de epidemia, mas os resultados foram promissores. A equipe pensa em desenvolver a mesma técnica em outros países onde o índice de Dengue é maior, como Tailândia e Vietnã. Ainda não há previsão de quando o Brasil irá receber o experimento.
Enquanto isso, vale lembrar sempre aqueles velhos cuidados para evitar a ploriferação do mosquito, ainda mais agora, em época de chuvas:


- Evite deixar pneus, garrafas e potes ao relento, ou seja, tudo aquilo que possa acumular água da chuva;
- Tampe sempre a caixa d´água;
- Troque a água de plantas por areia úmida;


Qualquer dúvida, entre em contato com a Vigilância Epidemiológica de Joinville, no telefone: 3431 4585.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Jornal do Almoço desta quinta-feira abre falando do projeto da Ong

 O projeto Coleta de Embalagens Metalizadas, inédito em Joinville e organizado pela Ong Impacto Social, ganhou destaque na RBS TV nesta quinta-feira. O programa Jornal do Almoço, que vai ao ar de segunda a sábado, a partir do meio dia, abriu com uma matéria falando do tempo de vida útil do aterro sanitário de Joinville e o benefício que o projeto da Ong está trazendo para a cidade.
A equipe da TV, composta pelo repórter e apresentador, Rafael Custódio e o câmera Heverton Ferri, foi até a Associação de Catadores Recipar, no bairro Paranaguamirim, que é uma das nossas parceiras neste projeto.
Perdeu a reportagem? Então assista clicando no link abaixo:

http://mediacenter.clicrbs.com.br/rbstvsc-player/47/player/204628/jornal-do-almoco-joinville-bloco-1-25-08-2011/2/index.htm

Tecnologia na ponta dos dedos


TV sensível ao toque.
Foto: Leandro Schmitz
Uso de cenário virtual.
Foto: Leandro Schmitz



Entrada da Feira.
Foto: Leandro Schmitz
Equipamento MAC de edição não linear.
Foto: Leandro Schmitz
Maior evento setorial da América Latina, a feira Broadcast & Cable 2011, trouxe em três dias muitas novidades interativas.

Cerca de 10 mil visitantes de todo o país e 180 expositores terminam, nesta quinta, a Feira SET Broadcast & Cable 2011, que neste ano aconteceu no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. Quando as portas abriram, ao meio dia de terça-feira, expositores das Américas, Europa e Ásia já esperavam o público com suas novidades. Entre elas, a Feira trouxe a interatividade com redes sociais e equipamentos eletrônicos, tudo na ponta dos dedos. Um dos expositores mostrou uma TV de 45”, ligada à internet e com a possibilidade de escrever na tela sensível ao toque. O produto vendido, destinado principalmente às emissoras de televisão, é composto pelo aparelho de TV e o software que permite a interação com o usuário. O investimento é de cerca de R$ 50mil e emissoras como a Rede Globo já implantaram esta novidade em programas como “Fantástico” e “Globo Esporte”.

Quem passou pelo Cento de Exposições também conferiu os produtos e serviços de várias empresas como Sony, Panasonic, Hitachi e Fuji Film. Outros destaques da Feira ficaram por conta da diversidade de softwares para edição não linear em televisão. Recursos como a tecnologia 3D foram exemplificados em alguns estandes, usando fundo infinito, cenários imaginários e aquela sensação de os elementos saírem da tela. Tudo isso feito na hora, ao vivo, para todos os visitantes observarem.

A feira também serviu como troca de experiências e novidades nos setores de televisão e rádio, como aparelhos para transmissão digital. “Neste ano trouxemos muitos expositores estrangeiros, porque os olhos estão voltados ao Brasil”, explica a diretora da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), Liliana Nakonechnyj. Só da Inglaterra, foram 25 empresas expositoras. O interesse é pelo fato de o país ser a futura sede da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.  Para isso, já estão sendo testadas diversas formas de transmissão, como a “Telepresença”, uma variação da imagem holográfica, apresentando a pessoa em tamanho real e o armazenamento do conteúdo televisivo na “nuvem”, algo já feito com arquivos de computadores pessoais.

Empresário de uma fábrica de produtos para emissoras de rádio, Rogério Correa afirma que esta é a quarta vez que seus produtos estão expostos durante a Broadcast & Cable: “Este é um momento bom para nós, fazemos muitas parcerias pelo país”. Se é bom para os empresários, a visita aos estandes também é positiva para os visitantes. É o caso do engenheiro em telecomunicações, Jefferson Wehmuth. “No ano passado queria vir, mas não consegui. Neste ano não perdi. Saio daqui com bons negócios em vista”, avalia.

A Broadcast & Cable é uma feira anual e está na 20ª edição. É promovida e organizada pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão e Telecomunicações. Segundo os organizadores, durante os três dias de evento, a Feira incrementa em até 30% o volume de negócios para quem expõe.




Congresso SET debate a digitalização da TV e rádio brasileiros

Paralelo à Feira Broadcast & Cable, o Congresso de Tecnologia de Televisão ainda traz nesta quinta-feira diversos workshops e palestras sobre o futuro da TV e rádio digital no Brasil. O sistema de transmissão e recepção em 3D e o conteúdo para TV por assinatura também não foram esquecidos. Para a presidente da SET, Liliana Nakonechnyj, a ampliação da TV Digital no Brasil é um dos maiores desafios: “O sistema analógico levou quase quatro décadas para expandir. Já o digital precisa alcançar o mesmo feito em apenas alguns anos”. Garantir a boa recepção fixa e móvel é a meta para governo e empresas. No mundo todo, estima-se que até 2015, mais de 20 bilhões de dispositivos móveis (smartphones, Ipod’s, tablets, etc) e fixos (TV) estejam recebendo sinal digital com qualidade.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Designers criam carteira feita de jornais e plásticos

Os irmãos, Mike e Dave Radparvar, apaixonados por sustentabilidade fundaram em 2009 a Holstee, uma organização com enfoque social. O sonho dos dois americanos de Nova York era aliar o estilo de vida que eles levavam ao cuidado com o meio ambiente dentro de um design inovador.
No verão de 2010, a organização lançou uma nova área no site, Curadoria x Holstee. Seguindo o mantra "Curadoria com consciência" a equipe procurou por uns dos mais bonitos e inovadores desenhos sustentáveis ​​e compartilhou-os com a comunidade. 
Ao longo do primeiro ano de atividade, a equipe produziu meia dúzia de novos produtos, incluindo a carteira reciclada feita de jornais e sacos plásticos recolhidos das ruas da Índia. A ideia surgiu quando os irmãos pensaram em comprar uma nova carteira e não conseguiram encontrar o que estavam procurando, então resolveram criar uma a seu próprio estilo. Eles tinham que criar um estilo de vida para si que refletisse seus manifestos. Os projetos criado por eles e seus colaboradores visam inspirar outras pessoas a seguirem seus sonhos.
As carteiras são feitas principalmente de sacos plásticos reciclados e jornais recolhidos das ruas de Nova Delhi. Como os jornais são diferentes uns dos outros por causa de seus anúncios coloridos, cartoons, manchetes e classificados, cada carteira tem um padrão próprio, o que significa que não existem duas carteiras iguais.
Eles têm parcerias com entidades sem fins lucrativos na Índia e trabalham com a gestão familiar ajudando os “catadores de trapos”, assim referidos, proporcionando salário justo, emprego e subsidiando saúde e educação aos trabalhadores e suas famílias; além de ajudar a reduzir o desperdício em Delhi. Os trabalhadores recolhem, separam e limpam o que antes era lixo e transformam-no na “carteira do sonho” como chamada pelos idealizadores do projeto.
No entanto, o design é minimalista, e ainda oferece espaço suficiente e bolsos para suas necessidades essenciais, tais como dinheiro, cartões de crédito e ainda uma “janelinha” para colocar sua identidade ou passe de metrô. A embalagem é feita de (pelo menos) 90% de material reciclado. 
Cada carteira vem em três cores diferentes: cinzenta, roxa e azul. Estão à venda no site e custa 25 dólares cada. 
Se não fosse pela ajuda e dedicação dos contribuintes criativos da Holstee, eles não existiriam hoje e não conseguiriam expandir a visão para a criação de um planeta melhor através de um design bonito.


fonte: Ciclo Vivo 

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Cientista americano cria pele artificial à prova de bala

Foto: Jalila Essaidi / AP Photo
Um cientista da Universidade Estadual de Utah, EUA, com o apoio de uma artista plástica, criou uma pele artificial, formada por pele humana e seda geneticamente modificada, que é resistente à bala de arma de fogo. Os testes foram realizados com sucesso, apesar de o projétil de calibre 22 ter atravessado parte das camadas desta pele.
O experimento pode servir de inspiração para tratamentos diversos, como a formação de tecidos prejudicados em acidentes ou cirurgias.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Dia 27 tem marcha de combate ao câncer de cólo de útero em Joinville

Símbolo do combate ao câncer feminino.
Foto: Google Imagens
No próximo sábado, dia 27/08, acontece em Joinville a 2ª Marcha da Vitória contra o Câncer de Cólo de Útero. O evento é promovido pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, marcando 31 anos de atuação na maior cidade do estado. A marcha vai se concentrar em frente ao Museu Nacional de Imigração, na rua Rio Branco, bem no Centro, às 9h. O trecho percorrido será pequeno, até a Praça Dario Salles, mas já chama a atenção para que as mulheres façam exames preventivos, evitando mais mortes pela doença.
Entre as atrações, está a banda do 62 BI, animadores do circo Roiter, além de venda de camisetas da Rede Feminina, canecas e livros.
Na edição do ano passado, cerca de 60 pessoas participaram da marcha. O câncer de cólo de útero é o mais comum entre as mulheres e é responsável pela morte de 230 mil pacientes por ano no Brasil (dados Ministério da Saúde).


quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Divulgadas novas regras para repasse a entidades sem fins lucrativos em Joinville

Uma portaria divulgada ontem pela prefeitura estipula novas regras para cadastro e repasse de verbas públicas a entidades sem fins lucrativos que atuam em Joinville. Uma das principais mudanças é a equiparação de valores às instituições que fazem o mesmo tipo de trabalho.
Segundo a Secretaria de Assistência Social, havia entidades que ganhavam muito mais que outras, fazendo a mesma coisa. Para embasar a portaria publicada, foi realizado um estudo de cerca de um ano.
A prefeitura disponibiliza mais de R$2mi anuais para atender 1.814 vagas em diversos tipos de atendimento. Para se cadastrar, a entidade precisa existir há pelo menos dois anos. Hoje 43 instituições são conveniadas com o poder público municipal e este número pode aumentar.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Desativar o Java do seu navegador pode ser mais seguro

Informação retirada do site G1:
O Java é uma linguagem de programação que instala um plugin em navegadores de internet. Esse plugin é o mais atacado por sites maliciosos, segundo a Microsoft. A coluna Segurança Digital de hoje traz instruções atualizadas para desativá-lo e também uma longa explicação detalhando por que você deve fazer isso.
Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados, etc), vá até o fim da reportagem e utilize a seção de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quartas-feiras.
Desativando o Java
O Java tem um ícone no Painel de Controle e na opção “Avançado” há botões para desativar o Java no Internet Explorer e no Firefox. Mas não perca seu tempo. As opções não funcionam! Na verdade, elas funcionam, mas depende de fatores “misteriosos”, e simplesmente não dá para confiar no resultado.
Internet Explorer: (aperte a tecla ALT para ver o menu, se necessário) Ferramentas, Opções da Internet. Na aba “Programas”, clique no botão Gerenciar complementos. Na lista, procure o Java. Selecione todas as opções do Java (usando SHIFT e CTRL, ou então uma de cada vez) e acione o botão Desabilitar. Reinicie o navegador. Se o Java não estiver sendo exibido, verifique se a opção “Todos os complementos” está selecionada no menu rotulado “Mostrar” na parte esquerda da tela. (A opção “Desativar scripts de miniaplicativos Java”, nas zonas de segurança, também não funciona, apesar do nome).
Se o Java não estiver na lista, tente selecionar a opção para Mostrar todos os complementos (Foto: Reprodução)Se o Java não estiver na lista, tente selecionar a opção para Mostrar todos os complementos (Foto: Reprodução)
Clique em Desativar em cada plugin relacionado ao Java listado no Firefox (Foto: Reprodução)Clique em 'Desativar' em cada plugin relacionado
ao Java listado no Firefox (Foto: Reprodução)
Firefox: Acesse o menu “Firefox” e então “Complementos”. Clique em “Desativar” em todas as opções relacionadas ao Java nos plugins.
Chrome: É preciso acessar o endereço chrome://plugins. O Java estará na lista. Basta desativar.
Se o Java não estiver listado, ele não está instalado no PC. Não perca seu tempo instalando. Se você não sentiu falta, não precisa.

>>> Java e segurança

Sempre que a coluna Segurança Digital do G1 menciona os riscos do Java na internet, algum defensor da linguagem comenta com uma crítica ou comentário contrário à sugestão. Um exemplo:
Contradição essa propaganda repentina contra o Java, pois boa parte dos sistemas de banco, inclusive os de segurança, é baseada em Java. Não seria melhor limpar o cache de cookies ou usar navegação segura? Ou quem sabe, deletar o 'ursinho' da pasta system?
Maestro Bogs
O pacotão de hoje vai ser especial para responder essa questão. É preciso antes esclarecer o final do comentário do leitor.
Existe um boato que circula na internet sobre um arquivo com um ícone de ursinho que seria um vírus. Esse arquivo é na realidade inofensivo e faz parte do Windows. Logo, o comentário final do leitor trata-se de uma tentativa de desmerecer a recomendação da coluna sobre desativar o Java, ligando a sugestão a um boato de internet.
Mas esse não é o caso: desativar o Java ajuda, sim, na segurança da sua navegação. O Java é um software nada amigável para o usuário que possui falhas de segurança na programação e também na forma que ele é apresentado para o usuário. Vamos entender o problema.
Se o usuário não modificar a configuração, Java só procura atualizações uma vez por mês (Foto: Reprodução)Se o usuário não modificar a configuração,
Java só procura atualizações uma vez por mês
(Foto: Reprodução)
O que é o Java
Java é uma linguagem de programação – ou seja, um conjunto de regras, instruções e outras ferramentas que permitem a criação de softwares de computador. Ela foi desenvolvida pela Sun Microsystems (hoje pertencente à Oracle) e lançada em 1995. Uma das características do Java é a capacidade de ser executado em qualquer sistema operacional. Normalmente, um programa precisa de ajustes ou mesmo de uma mudança completa para funcionar em cada sistema ou dispositivo.
Existem outros detalhes técnicos, mas eles não são relevantes no momento. Importante, porém, é ressaltar que Java e Javascript são duas coisas completamente diferentes. Javascript é uma linguagem de programação muito limitada e que funciona dentro de páginas de internet. Java é uma linguagem de programação completa e que, por acaso, tem um recurso para ser executado dentro de navegadores.
Onde está o problema
Não existe nada de errado no Java em si – é apenas uma linguagem de programação como tantas outras. Não há problema nenhum em executar softwares em Java no PC.
O problema está em um “recurso” que permite a execução de applets – pequenos programas em Java – dentro do navegador de internet, que normalmente é incapaz de executar qualquer tipo de programa.
Os applets não têm nenhuma relação com o Java em si, ou seja, desativar os applets – a sugestão da coluna – não interfere com os programas em Java de verdade, apenas com as páginas de internet que usam o Java.
Os applets têm restrições, é claro. Eles não podem alterar arquivos no sistema. No entanto, essa “jaula” que impede a execução de funções especiais – chamada de sandbox (caixa de areia) – tem erros frequentes que permitem a applets “se libertarem” e acessarem todos os recursos do PC, permitindo a instalação de vírus. Detalhe: os vírus em si não são feitos em Java, após o código que instala o vírus é Java.
A janela que permite libertar um applet para realizar qualquer tarefa no PC fica por cima dos sites, atraindo a atenção do internauta (Foto: Reprodução)A janela que permite libertar um applet para realizar
qualquer tarefa no PC fica por cima dos sites,
atraindo a atenção do internauta (Foto: Reprodução)
A Oracle – responsável pelo Java – conserta essas vulnerabilidades no sandbox. Mas aí há outro problema nos componentes auxiliares do Java. O software é incompetente na tarefa de avisar o usuário sobre a disponibilidade dessas melhorias de segurança. No Windows, ele precisa de direitos administrativos só para verificar a atualização – algo que só deveria ser necessário para instalar a atualização.
O ícone do “Java” no Painel de Controle não funciona como esperado e a opção para desativar o plugin nos navegadores está quebrada.
Ele ainda vem configurado por padrão para verificar atualizações somente uma vez por mês. Compare com o Windows ou com qualquer antivírus, que busca atualizações diariamente. Isso significa que existe uma chance muito alta de uma versão insegura do Java estar em uso a qualquer momento.
Infeção em um clique
Supondo que você esteja com a versão mais nova do Java e que ela não apresente falhas de segurança, os problemas ainda não acabaram. Isso porque os applets Java, esses que executam dentro do navegador, ainda podem solicitar a “liberação” de todos os recursos. Essa tela tem apenas dois botões: “Executar” e “Cancelar”. Um clique no Executar e pronto: o computador está infectado.
O objetivo disso é dar mais flexibilidade e possibilidades aos programadores. Mas a forma como o recurso está colocado em prática não foi bem pensada.
Janela do ActiveX usava até o Windows XP SP2, em 2004. Um único clique em Sim era suficiente para infectar o PC (Foto: Reprodução)Janela do ActiveX usava até o Windows XP SP2,
em 2004. Um único clique em Sim era suficiente
para infectar o PC (Foto: Reprodução)
Lição de história
A história do Java se parece muito com uma polêmica antiga de segurança. O Internet Explorer foi bombardeado de críticas, principalmente entre os anos 2000 e 2004, devido ao recurso de instalação de ActiveX. A janela do ActiveX também permitia a instalação de componentes com um único clique: “sim” ou “não”. Na época, alguns usuários atribuíam esses problemas incorretamente ao Internet Explorer estar “atrelado ao Windows”.
Mas o problema do Java consegue ser ainda maior que o do ActiveX. Vírus como ladrões de senhas bancárias nunca usaram o ActiveX – apenas softwares publicitários e outros tipos de lixo digital faziam uso da função. Isso porque o ActiveX exigia que os aplicativos a serem executados tivessem uma assinatura digital válida, que necessita o uso de uma empresa estabelecida para solicitar o certificado.
O Java é bem menos exigente. Ele trata um software sem identificação exatamente da mesma forma que um software identificado, exceto por uma pequena mudança de cor na tela e o texto “(NÃO VERIFICADO)”. Um ActiveX não-assinado simplesmente não existe para o Internet Explorer na configuração de fábrica do navegador.
Em 2004, o lançamento do Windows XP SP2 mudou completamente a forma de instalação dos ActiveX. Eles passaram a necessitar de dois cliques e não interrompem a navegação do internauta (a janela do Java, como a antiga janela do ActiveX, aparece por cima do site). Desde então, os problemas com ActiveX maliciosos acabaram – também em parte porque as empresas que obtinham licenças para criar ActiveX também acabaram.
O Java, em sua tentativa de executar softwares dentro do navegador – igual o ActiveX – parece estar cometendo os mesmos erros.
Nas opções do NoScript é possível desativar o Java e configurar uma lista branca de sites autorizados, caso alguma página precise do plugin (Foto: Reprodução)Nas opções do NoScript é possível desativar o Java e configurar uma lista branca de sites autorizados, caso alguma página precise do plugin (Foto: Reprodução)
E bancos usam Java?
O Java é uma linguagem muito popular em empresas e todo tipo de sistema é desenvolvido em Java. Apesar dos problemas de segurança e usabilidade do recurso de applets, bancos podem utilizar a plataforma para criar recursos de proteção. Porém, a maioria dos bancos não usa mais o Java.
Se o seu banco reclamar que precisa de Java para funcionar, a melhor opção é usar o Firefox com o plugin NoScript, ou mesmo reservar um navegador com Java ativado só para acessar o banco. O NoScript permite que você configure uma lista branca de sites confiáveis nos quais o Java será permitido. Note que, nesse caso, o plugin do Java precisa estar ativado no Firefox e somente a opção Proibir Java do NoScript (configurável na lista de complementos, em “Opções”) é que deve ficar desativada.
Criminosos sabem disso tudo
O Java é o plugin mais atacado por sites maliciosos na web e também é o preferido para tirar proveito de usuários que visita sites legítimos que foram alterados por hackers.
Navegar na web com o Java ativado é simplesmente muito inseguro devido aos erros no sandbox e também um possível clique acidental em “Executar”. Como a quantidade de sites que usa o Java é baixíssima, é melhor usar uma lista de sites autorizados no NoScript, ou então reservar um navegador com Java ativado somente para esses sites.
Depois desse longo “pacotão” com uma só pergunta, a coluna Segurança Digital espera ter deixado claro por que desativar o Java é uma escolha inteligente para proteger seu PC. Se você ainda tiver dúvidas, deixe sua pergunta na área de comentários, porque toda quarta-feira tem um pacotão de segurança aqui no G1. Até a próxima!

*Altieres Rohr é especialista em segurança de computadores e, nesta coluna, vai responder dúvidas, explicar conceitos e dar dicas e esclarecimentos sobre antivírus, firewalls, crimes virtuais, proteção de dados e outros. Ele criou e edita o Linha Defensiva, site e fórum de segurança que oferece um serviço gratuito de remoção de pragas digitais, entre outras atividades. Na coluna “Segurança digital”, o especialista também vai tirar dúvidas deixadas pelos leitores na seção de comentários. Acompanhe também o Twitter da coluna, na páginahttp://twitter.com/g1seguranca.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Coleta de Embalagens Metalizadas rende lucro às associações de Joinville

Material recolhido no 2º mês.
Foto: Eberson Teodoro
O projeto idealizado pela Ong Impacto Social, Coleta de Embalagens Metalizadas (bombons, salgadinhos, bolachas, etc) vai render um lucro considerável no fim do ano para as quatro associações de catadores participantes. Todo o material até agora separado por elas (700kg em apenas dois meses) já foi vendido para a Terracycle, empresa de São Paulo responsável pelo reaproveitamento destas embalagens. O valor a receber somou, até o momento, R$1,5mil, que serão repassados inteiramente às associações no fim do ano. Pelo acordo entre a Terracycle e a Ong Impacto Social, o repasse será feito de seis em seis meses.
A presidente da Ong, Sandra Regina Sievert, explica que as embalagens metalizadas são as que mais renderão lucro às associações: "Cada metalizado enviado rende R$0,02, e isso é muito mais do que o alumínio ou outro material, considerando o volume arrecadado por vez".
O objetivo deste projeto, que está dando certo, é o destino correto das embalagens. Até então tudo era depositado no aterro sanitário.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Divulgado resultado da Campanha do Agasalho 2011

Dona Marlene recebendo as roupas doadas.
Foto: Cristiano Schmitz
A parceria entre o Rotary Clube de Joinville, o Joinville Esporte Clube, e os Mercados Doca, Kalfels e Golf gerou resultados positivos na Campanha do Agasalho 2011. Durante cerca de 60 dias, estes pontos receberam diversas peças de roupas para inverno, doadas pela comunidade. Ao todo, 300kg de roupas foram arrecadados e entregues para famílias carentes.
Parte do material foi destinada pela equipe do Rotary, outra parte pela equipe da Ong Impacto Social. Um dos locais que recebeu as roupas foi o Lar Amor Solidário, no bairro Espinheiros. O Amor Solidário é um dos projetos sociais que a Ong está ajudando a tocar (Leia mais informações no site: http://www.ongimpactosocial.org/projetos.html). As roupas foram recebidas com alegria pela dona Marlene, responsável pelo lar de crianças.
Para a responsável pelo departamento de Assistência Social da Impacto Social, Janete Schmitz, outras ações serão viabilizadas: "Nosso lema é causar um impacto bom nas pessoas e estamos apenas começando nosso trabalho".

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Facebook apresenta problemas para usuários brasileiros

A rede social Facebook está apresentando falhas para muitos usuários brasileiros deste quarta-feira. Funções como curtir e compartilhar uma página, bem como inserir imagens na rede ficaram prejudicadas. O problema gerou muitos comentários no Twitter, por meio da hashtag #FacebookCaiu.
Há poucos dias, o grupo de hackers "Anonymous" ameaçou atacar o Facebook. A empresa de Mark Zuckerberg ainda não se manifestou sobre o assunto.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

CEI de Joinville é destaque no Prêmio Gestão Escolar 2010

CEI Raio de Sol, no bairro Vila Nova, se classificou para a segunda etapa, concorrendo em nível estadual. A terceira e última etapa é nacional.


Canteiro em forma de quebra cabeça.
Foto: Google Imagens
Quando Marlene Terezinha Malchitzky assumiu a direção do Centro de Educação Infantil, em 2004, diversas mudanças estavam em mente. A prática começou logo em seguida, tirando as crianças de três a cinco anos da sala de aula para a parte externa do CEI, que atende 320 alunos. Hoje, a unidade conta com cinco espaços exclusivos, construídos com o apoio de empresas e da comunidade, merecendo o destaque no Prêmio Gestão Escolar 2010. “Aqui nada é feito sem a opinião dos pais e professores. Até mesmo as crianças foram ouvidas e ajudaram a construir tudo isso”, conta Marlene.

Espaços ociosos transformaram-se em locais de incentivo à criatividade e o lúdico das crianças, e onde antes havia somente brita e um parquinho, agora há local de música, brincadeira e até cultivo de plantas. O custo para colocar todas as ideias em prática passou de R$20mil, mas graças ao apoio de empresas e da comunidade, os projetos viraram realidade. Para a atual gestão, o principal objetivo destas mudanças é dar opções diferentes de educação ao aluno, além da sala de aula: “É aqui fora que eles aprendem a interagir com a natureza, respeitando o meio ambiente, também reforçam a criatividade fazendo pinturas em locais específicos nas paredes e até fazem música no nosso Canto da Música”, argumenta.

O plano pedagógico anual é apresentado no começo de cada ano, sofrendo avaliação parcial depois de seis meses e a final em dezembro. Os pais são aliados, sempre presentes nas atividades da Associação de Pais e Professores e durante as reuniões mensais. A dona de casa Maria de Fátima Araújo, mãe do pequeno Pedro Erik, de 5 anos, é uma das presenças constantes. O filho estuda no CEI há dois anos e, desde que entrou, a postura dele tem mudado para melhor: “Ele tinha dificuldade de interação com as outras crianças, era mais fechadinho. Agora ele chora quando tem férias escolares. Ele adora estudar aqui”, conta ela.

Mesmo com chuva, como no dia em que esta reportagem foi feita, a maior parte das brincadeiras é feita no pátio, usando ferramentas educativas e lúdicas. Para quem quer saber mais sobre as atividades do CEI Raio de Sol, que chega a ter uma lista de espera de até 30 crianças, em média, pode acessar o blog, atualizado toda semana pela equipe da unidade. O endereço é www.ceimradiodesol1.blogspot.com.

Espaços do CEI Raio de Sol

- Canto dos Pássaros: abrigo de diversas aves, que chegam para comer os alimentos oferecidos pelo menos uma vez por semana. Em dias de chuva, a crianças podem observar a diversidade de pássaros das janelas das salas de aula;

- Jardim de Monet: espaço criado com grama, ponte de madeira e um lago artificial com peixes (Carpas). Os animais são dóceis e interagem com as crianças. Ao redor foram colocadas lajotas personalizadas com pedrinhas coloridas, conchas e marcas de pés e mãos das crianças. É geralmente usado para leitura e interatividade com a natureza;

- Canto da Música: espaço criado com o apoio de uma empresa, onde foram confeccionados instrumentos musicais com canos de PVC. Ali as crianças fazem seu próprio ritmo musical e interagem uns com os outros;

- Parque Criativo: o espaço onde havia apenas um parquinho simples, foi transformado em uma área de lazer criativa. As opções de brinquedos foram sugeridas pelos próprios alunos e inclui pintura na parede, usando giz e canetinha em espaços exclusivos;

- Mini Camping: espaço criado para o cultivo de plantas. Os canteiros foram feitos em formato de sol e a equipe utilizou um material chamado “corpo de prova”, usado na construção civil para testar a qualidade do cimento. Ao invés de jogar estas peças no meio ambiente, o CEI usou para fazer este canteiro.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Segundo mês de coleta de Embalagens Metalizadas rende 400kg em Joinville

A campanha Coleta de Embalagens Metalizadas, idealizada pela Ong Impacto Social, já está no segundo mês de atividades. No primeiro, em junho, foram contabilizados 300kg de material que deixou de ir para o aterro sanitário. No segundo, em julho, o número coletado passou para 400kg, comprovando que estes dados tendem a crescer, conforme a adesão de mais associações de catadores. "O que queremos não é o lucro com a venda destas embalagens e sim o destino correto delas", afirma a presidente da Ong, Sandra Regina Sievert.
Com o apoio da Terracycle, empresa de São Paulo especializada na reciclagem de embalagens de diversas marcas (Pepsico, Nestle, etc), este tipo de material está tendo um destino correto. Em todo o Brasil, são mais de 200 mil unidades coletoras. A cada embalagem metalizada recolhida, a associação ganha R$0,02. Logo no primeiro mês, a Ong Impacto Social liderou em quantidade, surpreendendo a equipe da Terracycle.
A partir de agora, com o auxílio do Rotary Clube Leste e as associações de catadores de Joinville, a Ong vai enviar todo este material por tipo (sucos em pó, salgadinhos, bolachas, etc), pois esta medida faz parte das regras de reciclagem da Terracycle. Toda a renda obtida com o recolhimento destas embalagens será inteiramente revertida para as próprias associações, consolidando o tipo de material que mais rende financeiramente.
A coleta seletiva, praticada em Joinville, destinava até então todas as embalagens metalizadas para o aterro sanitário. Os catadores não conseguiam vender porque na região não existe uma empresa usando este lixo como negócio.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Fundema vai fazer inspeção veicular neste sábado

Unidade móvel. Foto: ND
A Fundema vai realizar neste sábado, em frente ao Centreventos, das 9h30 às 12h30, a inspeção veicular, com o apoio da Unidade Móvel de Monitoramento Ambiental. O teste será gratuito e não gerará multa para aqueles que estiverem fora dos limites permitidos. "Será uma medida educativa, para que as pessoas coloquem a manutenção de seus carros em dia", aponta o presidente da Fundação, Marcos Schoene.
Quem não conseguir usar o serviço neste sábado, poderá usar durante a semana, de acordo com o seguinte cronograma:

 - 8/8: continuidade das inspeções junto à frota da Prefeitura, carros das Secretarias Regionais 

 - 9/8: em frente ao ginásio Ivan Rodrigues, das 8h30 às 13 horas 

- 10/8: no pórtico de acesso à cidade, das 8h30 às 13 horas

- 11/8: inspeção dos carros da Secretaria de Saúde 

-  12/8: reavaliação dos carros da Prefeitura reprovados em análises anteriores, das
8h30 às 14 horas, em frente à Fundema 

- 16/8: em frente à Câmara de Vereadores, das 8h30 às 13 horas

- 18/8: avenida Santos Dumont, próximo ao Garten Shopping Joinville, das 8h30 às 13 horas 

- 22/8: avenida Albano Schmidt, próximo da Tupy, das 8h30 às 13 horas

- 24/8: próximo ao terminal do Vila Nova, das 8h30 às 13 horas

- 29/8: Arena Guanabara, das 8h30 às 13 horas.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Ong prepara uma festa especial para o Dia das Crianças

A equipe da Ong Impacto Social, com o apoio de entidades como Rotary Clube Leste, Mercado Doca, Sociedade Alvorada, entre outros, está programando uma festa especial para o próximo Dia das Crianças, em outubro.
Serão duas festas em locais diferentes. As atividades serão diversas e é claro, com muito aprendizado sobre ecologia e novos valores sobre meio ambiente e vida em sociedade sustentável.
Em breve você ficará sabendo os detalhes desta festa ou até mesmo receberá um convite!

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Ong Impacto Social é a que mais arrecada embalagem metalizada no Brasil

Cartaz espalhado pela cidade, divulgando a Campanha
A Coleta de Embalagens Metalizadas, feita de forma inédita em Joinville e organizada pela Ong Impacto Social, mais quatro associações de catadores, está sendo destaque em todo o Brasil. De acordo com a Terracycle, empresa de São Paulo que recebe todo o material coletado no país, a Ong Impacto Social está liderando em volume de arrecadação. Ou seja, de mais de 220 mil unidades coletoras em todo o Brasil, a Ong de Joinville se destacou pela quantidade que mandou, evitando assim que isto fosse parar no aterro sanitário. No primeiro mês da Campanha, foram encaminhados à Terracycle, 300kg de embalagens metalizadas (salgadinhos, bombom, suco em pó, etc.).
Todo o material coletado na maior cidade do estado é separado pelas associações e, em seguida, encaminhado via Correios para a Terracycle, que transforma todas as embalagens em outros produtos, gerando renda para quem coleta. É a responsabilidade do fabricante da embalagem retornando em forma de ajuda financeira a quem diminui a ida desse material para o aterro sanitário.