Gostou? Então vote!

sexta-feira, 29 de abril de 2011

UTI neonatal da Darcy Vargas passa por dificuldades

Foto: Gazeta de Joinville

A Maternidade Darcy Vargas, que já foi modelo de atendimento na década de 1990, passa de vez em quando por problemas de superlotação. Em 2010 chegou a passar por uma curta greve dos médicos residentes. Nesta semana, novos problemas acometeram a instituição, superlotando a capacidade de 8 para 12 bebês internados na UTI.
A solução encontrada pela direção foi encaminhar o excedente a outras instituições da região, como o Hospital Dona Helena. De acordo com o diretor da maternidade, Fernando Pereira, a situação já melhorou nesta sexta-feira. Ele ainda afirma que ninguém fica sem atendimento, todos os pacientes são encaminhados a outros hospitais.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Única loja container do estado completa 1 ano de vida em Joinville

Foto: Eberson Teodoro


Maio vai ser o mês em que a loja Planet Container, localizada na rua Max Colin, 670, completará um ano de vida no Centro de Joinville. Única no estado, adotou um modelo de construção inédito no país: um container.
Segundo a gerente da loja, Morgana Vanzuita, os proprietários já tinham o terreno e queriam construir algo diferente, mas que fosse com viés ambiental. Foi assim que se tornaram franqueados de uma construtora que só faz projetos comerciais visando o reaproveitamento de materiais.
No caso da loja de Joinville, toda a estrutura está instalada dentro de um container. Algumas adaptações tiveram de ser feitas, como a instalação de vidros, que servem de janelas, além de forração térmica, instalação de condicionadores de ar, fiação elétrica, entre outros detalhes.
O resultado foi um local em harmonia com o meio ambiente. "A grande vantagem disso tudo é que se a loja quiser se mudar daqui, é só levar o container. O terreno fica limpinho na hora. Como uma construção de alvenaria iria oferecer esta vantagem?", explica Morgana.
A fachada do estabelecimento não foi esquecida. O paisagismo foi planejado, observando gramas e pedrinhas que casaram muito bem com a cor do container: laranja. Respeitando a questão ambiental, também foi disposta uma lixeira para separar os resíduos metálicos, orgânicos, de plásticos e de papel. "Muitos que passam aqui na frente acabam usando nossa lixeira, porque não tem outra deste tipo aqui perto", salienta a gerente.
Para usar este modelo, a construtora tem uma única exigência: a loja tem que seguir o setor de vestuário. Gostou da ideia? Você pode obter mais informações pelo telefone 3026 3948.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Secretaria Municipal da Educação lança hoje Boletim Online

Secretário Marcos Fernandes
Foto: Paulo Caetano

A partir de hoje, os pais e os alunos das 88 escolas municipais de Joinville terão mais uma ferramenta para acompanhar o desenvolvimento escolar: um portal na internet. Por meio do endereço www.cidadedoslivros.com é possível conferir as notas, as faltas, as advertências, documentos e tudo o que for pertinente ao histórico do aluno.
Segundo o secretário de Educação, Marcos Fernandes, a entrega do boletim escolar continuará sendo feita, porque muitas vezes é o único contato entre os pais e a escola.
O lançamento do site será nesta quarta-feira, às 19h, na Faculdade Anhanguera.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Hoje completam-se 25 anos do pior acidente nuclear da história


Foto: Google Imagens

Há exatos 25 anos, explodia o reator 4 da usina que tornaria-se referência mundial pelo seu pior acidente nuclear: Chernobyl, na Ucrânia. Uma tragédia que isolou a população de 30 km arredores, matou cerca de 100 mil pessoas e ainda mata, pois a atividade radioativa existe, mesmo depois de tanto tempo.
Não há estimativa de quantos mortos existam ou deva existir depois do acidente. O que se sabe é que esta foi uma tragédia que podia ser evitada. A falta de conhecimento e tecnologia da época levaram a equipe da então União Soviética a fazer testes indiscriminados, levando a explosão de um dos reatores, elevando a temperatura local a milhares de graus celsius, além de levar poeira radioativa para longas distâncias, como parte da Europa.
O último grande acidente envolvendo usinas nucleares foi no Japão, em março deste ano. A usina de Fukushima, depois do terremoto que atingiu a região norte do país, acendeu a luz amarela a respeito da segurança ao se mexer com este tipo de material. Logo o Japão, um dos países considerados mais tecnológicos e preparados para este tipo de instabilidade, é vítima de uma tragédia parecida. Claro que nada se compara ao acidente de Chernobyl, mas mesmo assim fica a pergunta: estamos preparados para fomentar energia nuclear? O planeta vai sobreviver a mais acidentes como este?
No Brasil temos duas usinas deste tipo: a Angra 1 e 2, no estado do Rio de Janeiro. Não há registros de acidentes do gênero, desde a inauguração, em 1982 e 2000, respectivamente. Mesmo assim a população mundial lembra com pesar os efeitos poderosos de um acidente envolvendo material radioativo.
Ainda hoje, 25 anos depois, a cidade de Pripyat, na Ucrânia, é fantasma. Prédios, escolas, hospitais e praças continuam abandonados e a circulação de pessoas é desaconselhada devido à radioatividade existente.
A geração de energia por meio de hidrelétricas não é considerada por ambientalistas como responsável. Organizações, como a Greenpeace, defendem outro modelo de produção energética, menos nociva aos humanos e ao planeta. E você? O que acha a respeito?

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Começa hoje a Semana de Saúde e Segurança no Trabalho

Foto: Google Imagens

O Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e a Secretaria Municipal da Saúde começam nesta segunda-feira (25) a Semana de Saúde e Segurança no Trabalho. O objetivo é levar a informação certa aos trabalhadores da cidade, para que possam cuidar mais da integridade física enquanto exercem as funções no dia a dia.
As palestras começam no dia 25, com o tema "Transtornos Mentais" e terminam no dia 28.
Entre os temas abordados está o uso de tecnologias no ambiente de trabalho, assim como se proteger dos ruídos, inerentes a determinadas profissões.
De acordo com dados do Cerest, mais de 7.500 trabalhadores joinvilenses se acidentaram no serviço, só em 2010. Destes, 36 acabaram morrendo.
Mais informações sobre o assunto ligue 3422 2925, com Danielle e Mareli, no Cerest.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Joinville começa vacinação contra Gripe A na segunda-feira

Foto: Google Imagens

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Joinville, a intenção é imunizar 62 mil pessoas em 2011. A partir desta segunda-feira, crianças de até 2 anos, gestantes e idosos serão vacinados contra a gripe comum e também a a H1N1.
A campanha de vacinação segue até o dia 13 de maio, tendo como o dia "D", o dia 30 de abril, quando a vacinação se estende por praças e locais públicos, atingindo o maior número de pessoas possível. Outros grupos como o de adultos não terão a imunização na rede SUS. Terão de adquirir em clínicas particulares por um custo médio de R$ 70.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Fundema realiza exposição no Mueller sobre o Dia da Terra

Foto: Google Imagens

A Fundação Municial do Meio Ambiente (Fundema) está realizando, nesta terça-feira, uma exposição na praça de eventos do Shopping Mueller. A exposição conta com trabalhos feitos por alunos de escolas municipais de Joinville. São elas: Hermann Müller, Dom Jaime de Barros Câmara, Karin Barkemeyer e Zulma do Rosário Miranda.
Das 10h às 22h quem passar por lá também vai conferir vídeos educativos, vai poder levar uma sacola ecológica para casa, além de ter orientações sobre o consumo consciente.
A exposição é gratuita e é alusiva ao Dia da Terra, comemorado no próximo dia 22 de abril.

Pesquisa revela que brasileiro está mais obeso e sedentário


Foto: Google Imagens

Uma pesquisa divulgada esta semana pelo Ministério da Saúde revelou que pelo menos metade da população está acima do peso.  O índice de pessoas que podem ser consideradas obesas está em 15%. A pesquisa foi feita de norte a sul do país, entre 2006 e 2010.
A bebida é outro fator que prejudica a saúde. O índice de pessoas que tem o hábito de beber subiu de 16%, em 2006, para 18% no ano passado. Ainda de acordo com os dados, os homens bebem o triplo em relação às mulheres.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Reunião de conselho da Acij vai debater sobre o Rio Cachoeira

Foto: Acij

A reunião do Conselho da Acij (Associação Comercial e Industrial de Joinville) vai discutir sobre o Rio Cachoeira e a bacia hidrográfica da cidade nesta segunda-feira, às 18h30. Enchentes e o Programa Municipal de Drenagem serão discutidos pela Secretaria de Planejamento, orçamento e Gestão da entidade.
O programa de substituição das sacolas plásticas nos supermercados também será pauta de um encontro entre a Acij e a Ajorpeme (Associação de Joinville e Região de Micro, Média e Pequenas Empresas).

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Paróquia de Joinville realiza procissão ambiental neste domingo

Foto: Google Imagens
Fieis da Paróquia São Francisco de Assis, no bairro Saguaçú, vão realizar neste domingo (17) uma procissão diferente. Será pela causa ambiental, tomando como base a Campanha da Fraternidade deste ano, que tem o lema "Fraternidade e a Vida no Planeta".
A concentração será às 8h, em frente à Casa da Cultura, na Avenida Hermann August Lepper, Centro. Depois o grupo segue à pé em direção à igreja, que fica nas proximidades da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil). O padre Ivanor Macieski, líder do grupo, espera que 500 pessoas participem da procissão, que terminará com uma missa solene.
Quem tiver galhos de ramos pode levar, pois na ocasião será feita uma bênção especial, no tradicional Domingo de Ramos.

Instituto do Câncer de SP inaugura ultrassom capaz de destruir tumores

Foto: G1
O Instituto do Câncer de São Paulo inaugurou nesta quinta-feira um equipamento de ultrassom que é capaz de destruir miomas (câncer benignos). A técnica permite que a paciente seja apenas sedada, não precisa passar por nenhuma intervenção cirúrgica.
A pessoa fica deitada no equipamento. Em seguida o tumor é encontrado por meio de imagens. O próximo passo é aumentar a temperatura das células cancerígenas para 80º.
O equipamento custou cerca de R$1,5 milhão, é de tecnologia israilense e agora está à disposição do SUS. Segundo a equipe de especialistas do Instituto, não é qualquer paciente que é indicado para este tratamento. É preciso antes passar por uma bateria de exames. O procedimento dura cerca de 2 horas e não há dor. Em alguns casos podem ser sentidas cólicas (no caso de câncer benigno de útero).

Eixo Ecológico Leste deve demorar mais para sair em Joinville

A ciclovia que vai interligar os parques ambientais em Joinville vai demorar um pouco mais para ser construída. Segundo o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Joinville (IPPUJ), a escolha da empresa que iria fazer a obra foi adiada devido a um questionamento com relação ao cronograma de construção.
O chamado Eixo Ecológico Leste e Estruturação da Rede de Parques Ambientais ainda não tem data para sair do papel. A obra está orçada em mais de R$ 2 milhões e pretende ligar os bairros Comasa e Jardim Iririú, passando pelo Aventureiro e aeroporto.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Ong conclui projetos sociais neste fim de semana

A Ong Impacto Social vai participar de duas ações diferentes nesta sexta-feira e sábado. Amanhã, a equipe da Impacto Social vai estar, às 9h, na Escola Plácido Olímpio de Oliveira, no bairro Bom Retiro, entregando a premiação do Concurso de Desenho sobre a Água, realizado entre os alunos de 1ª à 5ª série, em março. O concurso envolveu cerca de 150 crianças, que depois de uma palestra ministrada pela Ong sobre a importância do tema, fizeram um desenho alusivo ao Dia Mundial da Água. Os dez trabalhos que melhor representaram o dia foram publicados no site da Ong (www.ongimpactosocial.org). Mas o aluno que melhor representou a campanha por meio do desenho será premiado nesta sexta-feira com uma cesta de guloseimas.

Esta é uma ação da Ong em parceria com o projeto da Plácido Olímpio de Oliveira, chamado “Água na Escola”. De acordo com a diretora da instituição, Ana Lúcia Hamedt, as atividades do “Água na Escola” já completaram 5 anos, sendo inclusive apresentadas como case de sucesso em São Paulo. “Para nós esta parceria é muito importante porque sempre ensinamos os alunos a consumirem água de forma consciente, sempre buscamos inovar nesse sentido”, explica Ana. 

Já no sábado, a equipe da Ong Impacto Social vai estar junto com um grupo de amigos entregando chocolates às crianças e adolescentes do Lar Amor Solidário, às 15h30, no bairro Espinheiros. O Lar abriga hoje oito menores de idade e outros oito jovens. Dona Marlene é a mãe de criação deles. O Lar também recebe doações de empresas e pessoas físicas, que se sensibilizam com este trabalho social.

Segundo a administradora Elaine Cristine Bankhardt, o Lar Amor Solidário foi descoberto por ela e seus colegas do curso superior da FCJ. Por meio de um projeto social, que construíram há dois anos, estas crianças recebem todo ano ajuda com alimentação, produtos de higiene e limpeza, além do carinho e atenção. Nesta páscoa, a Ong fechou parceria com este grupo de amigos, e vai unir forças neste sábado à tarde, de forma que os moradores deste Lar possam ter uma páscoa mais feliz. 



O que: Entrega da premiação ao melhor desenho do Dia Mundial da Água na Escola Plácido e entrega de chocolates ao Lar Amor Solidário.

Onde: Escola Plácido Olímpio de Oliveira (rua Dom Bosco, 68, Bom Retiro) e Lar Amor Solidário (rua Sambaqui, 55, Espinheiros)

Quando: 6ª Feira, às 9h (Escola Plácido) e Sábado, às 15h30 (Lar Amor Solidário)

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Restaurante Popular de Joinville realiza hoje oficina de pintura

Foto: Google Imagens
Em comemoração aos três anos de atividades, o Restaurante Popular de Joinville, localizado na rua Urussanga, bairro Bucareim, vai realizar na tarde desta quarta-feira (13) uma oficina de pintura.
A oficina gratuita com o tema "páscoa" vai ser ministrada por uma voluntária. Para participar, basta comparecer no restaurante às 15h.
Ontem outra voluntária, estudante de enfermagem, mediu pressão arterial dos frequentadores.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Oficinas do Simdec começam nesta terça-feira

A Fundação Cultural de Joinville abre hoje as incrições para as oficinas gratuitas sobre o Simdec (Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura). O objetivo é treinar os candidatos ao programa, de forma que cadastrem suas obras e projetos de forma correta e saibam informações técnicas desse Sistema.
A oficina terá duas horas de duração e será nos seguintes dias e horários:
- Dia 12/04: 19h às 21h;
- Dia 13/04: 14h às 16h;
- Dia 16/04: 9h às 11h e 14h às 16h.
Serão abertas 100 vagas por turma. As oficinas serão no auditório da Casa da Cultura. Só para ter uma ideia, em 2010 foram 400 inscritos.
Mais informações entre em contato com a Fundação Cultural: 3433 2190.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

O relógio agora não mostra só as horas


Foto: Device Magazine

Uma empresa americana lançou um relógio de pulso que vai além de mostrar as horas. Com uma tecnologia diferenciada, o equipamento permite se conectar via Bluetooth com computadores, smartphones, notebooks, entre outros. O objetivo, segundo a fabricante Inpulse, é emitir alertas de mensagens sms, alertas de e-mail, etc.
O aparelho, que já pode ser adquirido por U$$ 150 no site da fabricante, se comunica bem com todos os sistemas, menos o Iphone. Este ainda está em fase de testes.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Joinville assina PAC das Cidades Históricas

Foto: site alquimidia.org
Joinville assina nesta sexta-feira (8), em Laguna, sul do estado, o acordo entre o município e o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O documento, batizado de PAC das Cidades Históricas, vai valer também para cidades como Florianópolis, Itaiópolis, Laguna e São Francisco do Sul.
Na maior cidade do estado, o valor de R$ 1,14 milhão ajudará a presevar locais históricos (Estação da Memória, Museu Nacional da Colonização e Imigração, Museu de Arte, Casa Fritz Alt, Casa Krüeger, Rua das Palmeiras, Cemitério do Imigrante, Sambaqui da Caieira e do Rio Comprido). A prefeitura deverá oferecer uma contrapartida de R$ 228 mil.
As obras de revitalização devem começar até 2013.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Projeto de castração de animais é apresentado em Joinville

Foto: Blog Anjos Guerreiros
A Câmara de Vereadores de Joinville recebeu ontem (6) representantes de Oganizações de proteção aos animais e o Conselho Regional de Medicina Veterinária. O grupo propôs uma parceria com a prefeitura para castrar animais de famílias carentes e animais de rua, evitando assim o abandono. De acordo com o presidente do Conselho, Albert Lang, a intenção é a mão de obra e infraestrutura ser oferecida pelas clínicas cadastradas. Já a prefeitura arcaria com os medicamentos necessários.
O secretário municipal de Saúde, Tarcísio Crocomo, afirma que a proposta é interessante para a prefeitura. Mas ainda é preciso analisar o aspecto legal da parceria. O documennto segue para o Executivo ainda nesta semana.
Paralelo a esta situação, a prefeitura de Joinville está construindo um Centro de Zoonoses, no bairro Vila Nova. O local só não está funcionando ainda porque depende de uma verba do Governo Federal na ordem de R$ 600 mil. O município arca com R$ 200 mil. As autoridades joinvilenses acreditam que ainda neste ano o Centro de Zoonoses, que era para ter sido inaugurado em setembro passado, possa entrar em operação ainda em 2011.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Agricultores pressionam Câmara para votar novo Código Florestal

Foto: Rede Brasil Atual
A Esplanada dos Ministérios, em Brasília, foi palco de protesto de agricultores nesta terça-feira. Cerca de 24 mil produtores rurais de todo o país se reuniram para exigir a votação definitiva do novo Código Florestal. Este código obriga o agricultor a presevar parte de suas terras, evitando corte de árvores, por exemplo.O projeto em debate desde 2009, não foi votada pela Câmara dos Deputados no ano passado. Os parlamentares queriam discutir mais o documento. Assim desd então não houve acordo.
O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT) prometeu que a proposta iria para a pauta de votações ainda neste mês.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Bucaco na Camada de Ozônio atinge marca recorde no Ártico

Segundo informações da Organização Meteorológica Mundial (OMM), a diminuição da Camada de Ozônio, que protege o planeta contra os raios ultra violeta, altamente prejudiciais aos humanos e animais, atingiu marca recorde. A região do Ártico foi medida durante o inverno no Hemisfério Norte. O recorde anterior era de 30% de diminuição, agora o nível atingiu 40%.
Um dos causadores desse fenômeno é a constante liberação de clorofluorcarbonetos (CFCs), que saem de refrigeradores em desuso, sprays, extintores de incêndio, etc. Apesar da marca histórica, os números já eram esperados pela OMM.



segunda-feira, 4 de abril de 2011

Uso de sacolas ecológicas é incentivado em Joinville

Nesta quarta-feira, dia 6, a Secretaria Regional do Nova Brasília vai lançar o projeto "Sacolas Ecológicas". O objetivo é conscientizar comerciantes e clientes a trocarem, aos poucos, as sacolas plásticas tradicionais pelas ecológicas, as reutilizáveis.
O evento será no galpão da Igreja Imaculado Coração de Maria. No local haverá palestras de diversas entidades.